Lideranças Indígenas discutem a aprovação do protocolo de consulta da TI Raposa Serra do Sol

No dia 25 de junho, lideranças das regiões Surumú, Baixo Cotingo, Raposa e Serras, estiveram reunidas no Centro Indígena de Formação Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), região Surumú, para discuti e avaliar o Protocolo de Consulta da TI que está em vias de elaboração.

A assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR), advogado Júnior Nicácio, apresentou o resultado das duas oficinas realizadas nas comunidades, uma em Camará/Baixo Cotingo e outra em São Mateus/Serras, ao qual foram discutidas a elaboração do Protocolo da TI Raposa Serra do Sol.

A assessora jurídica do CIMI/AM, Chantelle Teixeira também esteve participando do encontro. Foto: Ascom CIR

Também participou do encontro a advogada advogada Chantelle Teixeira, assessora jurídica do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) região Norte I que abordou a importância do protocolo de consulta para o fortalecimento da autonomia dos povos Indígenas. Ela citou ainda a experiência de outros povos da amazônia que elaboraram seus protocolos, por exemplo, Munduruku, Waimiri Atroari, Yanomami e etc.

As lideranças planejam a aprovar o protocolo de Consulta ainda no ano de 2022, no mês de setembro, durante a realização da V Assembleia da TI Raposa Serra do Sol, por isso formaram uma comissão para estudar e analisar o documento que foi construído nas oficinas.

Estiveram participando da revisão do Protocolo de Consulta da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, cerca de 200 lideranças Indígenas, entre Tuxauas, mulheres, jovens, conselheiros, operadores em direito, GPVITI, professores e agentes de saúde.