Departamento de Juventude

O CIR atualmente tem um Departamento da Juventude indígena criado e aprovado
pelas lideranças na 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima no dia 14
de Março de 2024. Em 2011 ocorreu o primeiro Encontro Estadual da Juventude Indígena de Roraima na casa de cura (Boa Vista), que reuniu jovens de todas as regiões, e desde então ocorreram encontros estaduais a fim de reunir lideres jovens para falar sobre suas realidades e traçar metas de superação.

Neste mesmo período foram criadas as coordenações regionais da juventude indigena de Roraima. Em 2015 numa reunião ampliada deliberativa do CIR no auditório Lindalva Macuxi, as lideranças jovens Enock Taurepang, Cirilo Macuxi e Romário Wapichana lutaram pela criação do Núcleo da Juventude dentro do Conselho Indígena de Roraima.

“Eu era jovem, mas era uma liderança muito forte, uma liderança tradicional. A juventude
precisava de um espaço, pra falar dos problemas que estavam acontecendo”, relato de Enock Taurepang sobre a criação do núcleo da juventude.

Após esse episódio, destaca – “a juventude começou a atuar mais na organização, os jovens sempre iam fazer visitas nas regiões, estávamos fortalecendo outros jovens e alcançando mais jovens para atuarem no movimento indígena. O Núcleo da Juventude foi criado para “salvar vidas”.

Em 2018 foi eleito o primeiro coordenador estadual da juventude indígena de Roraima, Alcebias Sapará. Somente então o núcleo teve sua existência dentro do Conselho Indígena de Roraima, tendo sua efetivação no estatuto da
organização CIR no ano de 2019, em assembleia geral. Alcebias Sapará coordenou
durante 4 anos (2020 – 2022) de mandato. Em 2022 foi eleita uma coordenação na VII Assembleia Estadual da Juventude Indígena de Roraima, Raquel Wapichana e Messias Macuxi.

Em 13 de Julho de 2023, em uma reunião com as lideranças jovens reunidas no auditório Lindalva Macuxi (sede do CIR), houve uma decisão de proposta para criação do Departamento da Juventude Indigena de Roraima onde seria levado para aprovação na ampliada deliberativa do CIR em dezembro de 2023.

Seu organograma político é composto pela coordenação do departamento da juventude, coordenações regionais e locais de juventude.

A atuação tem sido trabalhar no fortalecimento de projetos existentes da sustentabilidade nas regiões, e as sementes tradicionais a nível estadual, fortalecimento político, formação e incidência política a nível estadual, nacional e internacional.

A juventude tem fortalecido a luta das lideranças indígenas na atual conjuntura do estado Brasileiro contra os retrocessos dos
direitos indígenas. O Departamento da Juventude está fortalecido politicamente, sua
atuação tem sido através das demandas de bases, participação nas assembleias e encontros estaduais e regionais, nas quais são efetivados planejamentos estratégicos que procuram fortalecer as comunidades.