Jovens lideranças de Roraima realizam intercâmbio Cultural através do CIR com o apoio da Embaixada Real da Noruega em Território Yawanawá no Acre e relatam suas vivências.

 A iniciativa de um intercâmbio cultural partiu do Vice coordenador do CIR, Enock Taurepang, que fez uma visita inicial em janeiro a aldeia no Estado do Acre. Desta vez o Enock levou mais duas lideranças, Tuxaua Lázaro do povo Wapichana, da Região Serra da Lua e Paulo Ricardo, do povo Macuxi, da T.I Raposa Serra do Sol, para o intercâmbio que foi de 20 a 25 de outubro na Terra Indígena do Rio Gregório, Comunidade Nova Esperança.

Os dois jovens líderes vêm de formação de base e já contam com grande experiência no movimento indígena e o respeito de lideranças tradicionais, sendo Lázaro um dos mais jovens tuxauas eleitos de sua comunidade e Paulo Ricardo coordenador da juventude indígena da região Raposa, forte influência no combate ao garimpo em sua comunidade.

Fotos: Enock Taurepang

Enock Taurepang descreveu a experiência e conta os próximos objetivos:

“Pretendemos, mais na frente, fazer um novo intercâmbio levar pelo menos de dez a quinze pessoas aqui da aldeia Nova Esperança para apresentar a juventude. E mostrar como a gente trabalha. Essa nossa força política dentro do estado de Roraima. Gratidão aos cacique Biracy Nixiwaka e Biracy Iskū kuae e a toda sua família. A comunidade também. As comunidades que se fizeram presente aqui na aldeia Nova Esperança. Como falaram essa aldeia é a aldeia mãe de todas as aldeias, que quando foi retomado o Territorial Yawanawá quando foi demarcado o território esta foi a primeira aldeia “Nova Esperança” o nome já se diz tudo. Um recomeço da vida comunitária, nós nos sentimos privilegiados em pisar neste território sagrado que foi retomado, demarcado, homologado e registrado.

E hoje o povo Yawanawá e outros povos usufruem desta área da melhor forma possível, inclusive sabendo explorar muito bem o Etno Turismo. E vêm pessoas do mundo todo para dentro para conhecer a medicina, os rituais e todas essas pessoas trazem recursos para dentro da comunidade que saem beneficiadas nos seus projetos sociais. Isto é muito prazeroso e isso nos faz ter ideias para levar para o estado de Roraima. Claro, respeitando sempre a política do movimento indígena e a política do malocão.

O intercâmbio estava previsto para cá justamente para vermos o fortalecimento cultural, e como o povo trabalha. Em sua autonomia realmente como território, com as suas lideranças, seus cantos, ritos então a viemos para conhecer e trazendo esses jovens também, vivenciar tudo isso junto a comunidade.

E graças a Deus conseguimos realizar isto. Estamos voltando animados com tudo alcançamos com essa viagem, estamos nos sentindo em casa com os outros parentes, é uma realidade muito diferente da nossa.” Enock Taurepang.

O vice coordenador também frisou que foram levadas sementes tradicionais de milho, café e melancia para a comunidade, fortalecendo o vínculo com as trocas culturais.

 

Fotos: Enock Taurepang

Paulo Ricardo falou em experiência inovadora e da importância da valorização da cultura e dos costumes tradicionais.

“Ver um povo que vive a sua cultura, vive os seus costumes, e ainda cria um projeto, um projeto de vida, de resgate e valorização da sua cultura. E ver que foi construído uma escola para ensinar as crianças aprender é muito importante. Cantar os cantos tradicionais, aprender as rezas, falar na língua Yawanawá é uma experiência para nós muito rica. Estamos aqui para buscar esse fortalecimento, a força desse povo, essa união, um entendimento, e a sabedoria que eles possuem para que possamos voltar para o nosso território, com as nossas lideranças e fortalecer a nossa luta, no estado de Roraima,

fortalecendo a nossa medicina tradicional, a nossa produção orgânica, protegendo nosso território, para que sejamos protagonistas.” Paulo Ricardo.

Fotos: Enock Taurepang

Lázaro Wapichana é tuxaua da comunidade indígena Pium, T.I Manoá Pium, região Serra da Lua. É uma das principais vozes no movimento indígena de Roraima. Em seu relato  sentimentos espirituais e a força da preservação da Cultura.

“Durante esse tempo temos aprendido muito aqui na terra indígena Rio Gregório, um povo muito resistente e forte espiritualmente. E essa experiência está sendo muito boa como formação de liderança. Vimos a inauguração de um centro cultural dos povos indígena da terra indígena Rio Gregório, e segundo o Cacique esta servirá para aprofundar ainda mais o conhecimento e o resgate espiritual para não deixar morrer a língua a nativa.

Tempos atrás estava quase sendo extinta (a língua) do povo e hoje ela alcança outras comunidades. E vindo aqui tenho a intenção de voltar para minha terra indígena e repassar esse conhecimento que espiritualmente é muito forte.

Para nós quanto juventude e para mim uma e uma experiência muito boa e irei repassar para os meus pais, minha família, para minha comunidade e para o meu povo.

Uma aula muito boa com Cacique Biracy, liderança muito forte dentro da aldeia Nova Esperança, dentro da terra indígena Rio Gregório. E um exemplo de liderança dentro do movimento indígena e principalmente no mundo espiritual. E vindo todo esse dia e estar aprendendo com os cantos e os rituais e a cerimônia mais importantes com a medicina tradicional. É importante para nós jovens nos aprimorar cada vez mais o nosso conhecimento inclusive do mundo espiritual que muitas a gente desconhece. Tem sido dias de muito aprendizado.” Tuxaua Lazaro.

Agradecimentos a Comunidade e Lideranças da Comunidade Nova Esperança pela acolhida de nossas lideranças.

Videos e Fotos: Enock Taurepang