Raquel Wapichana participa do Encontro de Adolescentes e Jovens no enfrentamento às Mudanças Climáticas

A coordenadora estadual da juventude, do Conselho indígena de Roraima (CIR), Raquel Wapichana, esteve participando nos dias 20 e 21 de setembro, do Encontro de Adolescentes e Jovens de Povos e Comunidades Tradicionais no enfrentamento às Mudanças Climáticas em Belém (PA), e reuniu mais de 30 jovens Guardiões do Clima, para discutir estratégias, pensar planos e ações para o enfrentamento às mudanças climáticas.

Raquel teve sua participação em uma das pautas, falando sobre a importância de ter as sementes tradicionais dentro dos territórios. Relatou a experiência das comunidades indígenas de Roraima, que trazem essa valorização dentro da sua região. Hoje, a juventude indígena também já tem uma iniciativa com a plantação das sementes tradicionais através do projeto da roça estadual.

“Foi importante participar deste encontro que discute a importância de nos preocupar com o amanhã dentro de nossos territórios, porque as mudanças climáticas estão afetando diretamente quem planta, quem pesca e quem mora dentro da comunidade. E levar as sementes tradicionais para este encontro, foi muito importante porque a gente observa o quão ricos somos, em ter nossas sementes e poder compartilhar isso com os demais jovens foi muito gratificante. É um trabalho que também tem que ser fortalecido sobre os conhecimentos tradicionais. A gente sai com esse papel fundamental de trazer essa discussão para mais perto da Juventude, porque pouco se discute essa temática dentro das comunidades”, destacou a jovem liderança.

Foram discutidos vários eixos temáticos relacionados ao Racismo Ambiental e os Impactos nos modos de Vida, Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar, Empregos Verdes e as janelas de oportunidades das comunidades tradicionais, Política Climática no Legislativo e Executivo para os povos e comunidades tradicionais. E ao final do encontro foi construída a “CARTA DAS VOZES”.

O encontro foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e teve apoio do Instituto Peabiru.

Fotos: @chicoatanasiodemorais