Casa de liderança indígena é incendiada na comunidade Mutum T. I Raposa Serra do Sol

A casa da tuxaua Santília Merequio Macuxi, da comunidade indígena Mutum, região Serras, terra indígena Raposa Serra sol, foi incendiada por criminosos. A Tuxaua relatou que a ação criminosa aconteceu na madrugada de sábado (24), por volta das 2h30. Redes, material e utensílios de cozinha, motor, fogão, botijão de gás, as telhas da casa, foram danificadas, as paredes e possivelmente a estrutura da casa. Também foram queimados todos os documentos pessoais e comunitários, já que ali eram guardados os documentos da comunidade indígena Mutum.

O ataque criminoso, conforme a denúncia da Tuxaua se devem às atividades de vigilância e monitoramento na região, que tem buscado frear a entrada de não indígenas sem autorização, garimpeiros ilegais, maquinário de garimpo, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas. A tuxaua relatou que sofre ameaças e não se sente segura em sua comunidade. Pela proximidade com a Guiana, a região é escolhida por foragidos, garimpeiros ilegais e rota de tráfico.

A assessoria Jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR) encaminhou a denúncia para o Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para apuração do ocorrido e que os culpados paguem pelos danos causados a liderança.

Fotos: Lideranças da região