Resgate Cultural: comunidade Novo Amanhecer promove oficina para fortalecer o artesanato indígena

Para fortalecer as tradições milenares através do artesanato indígena, a comunidade Novo Amanhecer, localizada na região do Raposa, na terra indígena Raposa Serra do Sol, promoveu a I Oficina de Artesanato Indígena. O evento aconteceu nesta quarta-feira(15), reunindo jovens, crianças, mulheres e demais lideranças.

Através da confecção de peças feitas com fibras de jacitára, pintura em tecido, colar de  sementes e preparação de medicinas tradicionais, o evento proporcionou um ambiente de trocas de aprendizados e experiências.

   

              Medicina Tradicional                                                                                             Pintura em tecidos 

O  tuxaua da Comunidade, Afonso João Darmásio, destacou a importância da oficina como um meio de transmitir os saberes, especialmente para os jovens. “Devemos levar esse conhecimento adiante. É uma forma de preservar e fortalecer nossas tradições”, afirmou.

A jovem Luana, expressou a preocupação com a perda gradual da cultura indígena e enfatizou a responsabilidade da juventude em valorizar e praticar os trabalhos realizados nas comunidades, “É através dessas oficinas que buscamos mais conhecimento e experiência como jovens indígenas”, ressaltou.

 

                                                                          Confecção de peneiras  Fotos: Deny Macuxi  

A catequista Rosineide Rosas, saiu da comunidade indígena Linha Seca participar da oficina, e ressaltou a importância da troca de saberes, para fortalecer a cultura indígena e evitar a perda da valorização dessas tradições. “Este é um passo fundamental para garantir que as gerações futuras continuem conectadas às suas raízes”, destacou.

A oficina foi realizada para  fortalecer as tradições culturais, incentivar o artesanato indígena e promover a valorização da riqueza cultural presente na Região Raposa. Cerca de vinte duas pessoas participaram da atividade.

Imagens e informações: Comunicador Deny Macuxi/ Rede Wakywaai