CIFCRSS recebe visita do Departamento de Educação Escolar Indígena

O diretor do Departamento de Educação Escola Indígena( DEEI), Leonardo Pereira, a coordenadora pedagógica Maria Deolícia, acompanhados da secretária geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima, Kelliane Wapichana, da assessora jurídica Fernanda Félix, e dos  alunos,  visitaram o Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), para verificar instalações do centro, incluindo áreas destinadas a aulas práticas.
Representantes do DEEI e Secretária Kelliane (Fotos: Ascom/CIR)
A caminhada iniciou-se no curral da bovinocultura, passando pelo curral dos caprinos, casa de ferramentas, viveiro, chiqueiro, bananal e açude de criação de peixes. A visita foi conduzida pelos próprios alunos responsáveis por cada setor.
Também visitaram o auditório, biblioteca, salas de aulas, dormitórios, sala destinada à implantação de laboratório e o refeitório. O objetivo principal foi avaliar a estrutura do local e verificar se as aulas teóricas e práticas do Centro estão sendo conduzidas conforme o Plano Pedagógico (PP) apresentado ao departamento.
Apesar de identificar  necessidade de alguns recursos, como mesas, cadeiras, quadro branco e outros objetos, Leonardo Pereira avaliou a visita de forma positiva. E o próximo passo do DEEI é fortalecer o centro com professores.
Alunos do acompanhando equipe do DEEI E CIR – (Fotos: Ascom/CIR)
No PP já está escrito o que é feito aqui, e hoje nos acompanhamos e podemos ver como está o centro e o que precisa. Nós pretendemos colaborar  com professores é um compromisso do DEEI”, concluiu Leonardo. 
O Centro de Formação é emblemático, representa o resultado da luta e resistência dos povos indígenas, um espaço autônomo que  oferta  um ensino diferenciado. Atualmente,  cerca de 18 alunos, estão na formação de  ensino médio e técnico em Agropecuária. No local são desenvolvidos 17 projetos nas áreas de Psicultura, Horticultura, Bovinocultura, Horta Medicinal, entre outros. 
A secretária geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima, Kelliane Wapichana, junto com os demais departamentos do CIR, tem buscado dialogar com os órgãos responsáveis para fortalecer o centro. A Secretária enfatizou a importância dessas ações e destacou que os esforços coletivos são fundamentais para a manutenção do local.
O centro é muito importante para os povos indígenas,é uma luta, uma resistência e conquista muito grande, que prepara lideranças para ocupar espaços importantes, e hoje estamos nessa incidência para somar forças perante a regularização do projeto pedagógico do centro de formação, reforçou Kelliane.
O coordenador administrativo do centro, Beto Caetano, também acompanhou a visita, e assim como os demais colegas,ficou orgulhoso em mostrar as atividades desenvolvidas por eles. O brilho no olhar de cada um refletia o fortalecimento de transformar o local, para que os próximos jovens também possam ter acesso a uma educação diferenciada. 
Durante a participação na Assembleia Regional de Amajari, Beto apresentou o centro às lideranças indígenas, explicando o como funciona e faz um convite aos presentes,
A porta do centro está aberta a todos, aos jovens que queiram participar do centro e ter experiência na formação são bem-vindos”, afirmou o jovem.
O Centro Indígena de Formação Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), fica na comunidade indígena Barro,região Surumu.
Alunos do acompanhando visita – (Ascom/CIR)
Representantes do DEEI e Secretária Kelliane (Fotos: Ascom/CIR)