Sementes tradicionais e artesanatos de Roraima são expostos em feira de produtos no território indígena Xingu

A secretária geral do Movimento de Mulheres Indígena do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Kelliane Wapichana, em intercâmbio de cadeias produtivas, no território Xingu, em Mato Grosso, participou da 1ª Exposição Feira de Produtos do Território Indígena do Xingu (EXPOTIX). A atividade ocorreu nos últimos dias, 8 a 10 de maio.

A atividade buscou divulgar os produtos e promover debates estratégicos sobre a autonomia sustentável e econômica para as comunidades indígenas, preservando os saberes tradicionais e culturais.  Na abertura do evento teve apresentação cultural, exposição de artesanatos, produção e a culinária do povo Xingu.

                   

Kelliane Wapichana, em intercâmbio de cadeias produtivas do sócio biodiversidade, no território Xingu, em Mato Grosso. Fotos: particiantes do evento. 

Para trocas de saberes e valorizar os produtos de Roraima, Kelliane levou sementes tradicionais e artesanatos, como brincos, pulseiras e colares, feitos pela artesã Valdelia Macuxi, da comunidade indígena Pium, região Tabaio.

                   

Exposição de artesanatos e sementes tradicinais. Fotos: particiantes do evento.

Além das exposições teve apresentações dos projetos de fortalecimentos das produções, debates e rodas de conversas de iniciativas de projetos pela Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), através da Paisagens Produtivas Ecosociais (PPPs ecos) ECOS e AIC. Os agricultores indígenas apresentaram as iniciativas de fortalecimento e o que precisam para fortalecer cada vez mais as iniciativas de produção e artesanato.

Na abertura do evento teve apresentação cultural, exposição de artesanatos, produção e a culinária do povo Xingu. Fotos: particiantes do evento. 

Um dos exemplos é a extração do mel e o sal feito pelas mulheres. Para a secretária, isso mostra a importância da proteção dos territórios para a produção de alimentos saudáveis. “Isso mostra o quanto é importante está cada vez mais protegendo os territórios indígenas. Atualmente a luta é pelo bem viver, e tudo que é produzido dentro do território indígena, são alimentos saudáveis, e alimentos de qualidade com sabor da terra”, frisou Kelliane. A Secretária também conheceu a Rede de Sementes do Xingu no município de Canarana, onde há um trabalho coletivo das mulheres indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Secretária também conheceu a Rede de Sementes do Xingu no município de Canarana, onde há um trabalho coletivo das mulheres indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Fotos: particiantes do evento. 

A Expotix, além de promover exposições e debates, também é um espaço de diálogo entre as bases e articulações de parcerias com instituições não governamentais e governamentais, e sempre respeitando os protocolos de consultas e buscando implementar o Plano de Gestão Territorial Indígena (PGTA).

Fotos: participantes do evento.