“Agora, indígena vai presidir a Funai. Vai presidir com modo indígena”, disse Joenia Wapichana, em posse histórica e sagrada

Em uma posse histórica, com rituais sagrados e a presença de autoridades, lideranças tradicionais e demais convidados, Joenia Wapichana tomou posse como presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O ato foi realizado no último dia 3, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

Convidada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2022, Joenia é a primeira mulher indígena em 56 anos de órgão indigenista a assumir o cargo. Mais uma vez, a primeira advogada e primeira deputada federal indígena do Brasil, acumula o título de pioneira em espaços de Poder, desta vez, no órgão indigenista vinculado ao Executivo.

Fruto do movimento indígena, criado a partir do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que completou 52 anos, Joenia foi conduzida para a posse por uma comitiva de 11 lideranças indígenas de Roraima, além das mulheres indígenas do povo Kayapó, do Pará. Foi aplaudida por indigenistas, parlamentares, ex-presidentes da Funai, como Sydney Possuelo e Márcio Meira, amigos/familiares e demais apoiadores da causa indígena.  

Pajé Mariana Tobias, da comunidade indígena Barro, Terra Indígena Raposa Serra do Sol fez a defumação do Maruai, ritual sagrado, pedindo proteção e bençãos à Joenia em seu novo desafio. Durante o ritual também houve dança tradicional em Macuxi e Wapichana, além de pintura no rosto que significa “a primeira mulher”, que Joenia sempre usa em atos importantes como a posse.

Reafirmando que o Brasil é terra indígena, terra dos povos originários, a professora Ernestina de Souza, da comunidade Willimon, também da Raposa Serra do Sol, entoou o Hino Nacional na língua Macuxi. Logo pela manhã, nos bastidores dos preparativos da posse, Ernestina confessou estar nervosa, mas muito feliz pelo convite e pelo momento histórico.

“ Estou nervosa, mas muito feliz pelo convite e pelo momento histórico, onde vamos mostrar e reafirmar, que somos brasileiros, originários desse País. O Brasil é terra indígena”, afirmou.

O ato contou com a presença de lideranças tradicionais, como o Cacique Raoni, Jacir José de Souza, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tabeta, a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) e o vice-coordenador do CIR, Enock Taurepang.

   

O Cacique Raoni entregou o colete da Funai em sinal de que Joenia vai vestir a camisa do órgão indigenista. Jacir José de Souza, líder indígena da Raposa Serra do Sol, simbolicamente, repassou faixa confeccionada com fibra de buriti, linha de algodão e outros materiais, entregue somente para lideranças indígenas, com perfil de autoridade. Faixa tradicional significa força, coragem e união dos povos indígenas do Brasil.

Emocionado, Jacir Macuxi, contou a trajetória de Joenia inspirada na luta do movimento indígena, principalmente na luta pela demarcação e homologação dos territórios, especialmente, Raposa Serra do Sol.

“ Fico feliz e com muito orgulho de ver, uma mulher, indígena, presidente da Funai. Quero pedir, vamos somar forças, resolver os problemas”, disse Jacir, ao expressar sua emoção e orgulho de ver Joenia Wapichana assumindo a presidência da Funai.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ao fazer uma breve conjuntura da questão indígena no Brasil tanto na conquista de espaços quanto dos atos de violência e sofrimento, como a do povo Yanomami, assassinatos de indígenas na Bahia e Maranhão, já ocorridos neste ano, também falou de esperança e reconstrução de história

.   

“ Janeiro já começou quente, forte e são muitos os desafios. Mas, cá, estamos nós, para reconstruir essa história”, disse. “ E agora, nós vamos fazer juntos, Congresso, Funai, Sesai e Ministério dos Povos Indígenas. Nós, estamos nessa articulação conjunta, fazendo um novo momento e construindo essa nova política. A partir de agora, nunca mais vamos aceitar um Brasil sem nós”, completou ao saudar a nova presidente da Funai.  

Como representante da comitiva de Roraima, o vice-coordenador do CIR, Enock Taurepang, ao prestar suas declarações sobre o momento, disse ser fruto da mesma organização que Joenia faz parte. “ Eu sou fruto da mesma organização que Joenia faz parte. Eu sou fruto do trabalho dessa mulher e vimos da organização que Jacir Macuxi e outros criaram, o CIR”, disse Enock, ao saudar a luta das lideranças indígenas de Roraima. Também chamou atenção para a luta do povo indígena Yanomami que está morrendo. 

No cenário de luta dos povos indígenas e conquista de espaços no novo governo, Enock conclamou apoio e parceria ao movimento e não luta somente virtualizada, “ de likes”, como ele disse. “ Eu não preciso de likes, o que eu preciso é de parceiros, amigos, que vão para a luta com os povos indígenas”.

Destacando a importância da participação indígena na gestão da Funai, em discurso por mais de meia hora, Joenia afirmou que será do modo indígena. “ Agora, indígena vai presidir a Funai. Vai presidir com modo indígena”, afirmou a presidente indígena.

Além dos desafios a enfrentar na Funai, a presidente também lembrou da crise humanitária na terra indígena Yanomami, reorganização e fortalecimento do órgão indigenista, com recurso e estrutura adequada aos servidores públicos, e o apoio dos parceiros, instituições, Embaixadas, e das organizações indígenas e indigenistas. Lembrou que devido a falta de estrutura na Funai, ocorreu o caso de assassinato do servidor Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, na Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas.

Como primeiro ato de posse, Joenia assinou a retomada de grupos de trabalho para demarcação de terras indígenas nos estados do Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, bem novos grupos e a restrição de ingresso em terras indígenas. Criou o grupo para apoiar ações de combate à crise Yanomami.

A presença da comitiva de Roraima simbolizou, mais uma vez, a entrega de Joenia Wapichana ao movimento indígena brasileiro e ao espaço no novo governo. Um espaço de representatividade e legitimidade para atuar em defesa dos direitos dos povos indígenas e de políticas públicas específicas e diferenciadas.

Coordenação Regional da Funai/ RR – indicada à Coordenação Regional da Funai/RR, Marizete de Souza, também presenciou a posse. Ao comentar sobre as expectativas quanto à nomeação, Marizete disse que se sobre preparada.

” Estou preparada, porque vivenciar o movimento indígena, te prepara. Me sinto preparada e o meu povo está comigo. Não estou só”, afirmou Souza, ao celebrar também a conquista da primeira mulher indígena presidente da Funai, Joenia Wapichana, motivo de orgulho, conquista histórica e inspiração.

Marizete é do povo Macuxi, da comunidade indígena Maturuca, Terra Indígena, foi assessora parlamentar da ex-deputada federal Joenia Wapichana. Atuou como Representante da deputada no Estado. Com o apoio do movimento indígena, Marizete será a primeira indígena a assumir o cargo em Roraima.

 

Matéria/ Fotos: Mayra Wapichana