Ministra dos Povos Indígenas, Presidenta da FUNAI representantes da APIB e COIAB realizam visita a sede do CIR para mais um encontro com organizações e Lideranças Indígenas de Roraima

A reunião contou com participação do Coordenador do CIR Edinho Batista e assessoria Jurídica, Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), Coordenação da Juventude Indígena, Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVTI), Lideranças dos povos Wai wai, Ingaricó e da T.I Raposa Serra do Sol.

Convocada para tratar principalmente sobre os anseios das regiões e lideranças, a conversa tratou principalmente da proteção aos povos Yanomami e medidas que serão tomadas com a retirada dos invasores da Terra Indígena, além de revelarem uma preocupação já levantada, o receio de uma nova invasão de garimpeiros a T.I Raposa Serra do Sol, também apontaram os problemas constantes diante da política, sobretudo com a saúde e educação Indígena em Roraima.

O Tuxaua Jacir Jose de Souza, liderança do povo macuxi da Raposa Serra do Sol levantou sua preocupação com o garimpo que pode retornar a sua terra, destacou a união dos povos para proteger suas comunidades, e frisou:

“Não vamos ficar de braços cruzados para o que tá acontecendo, não só nas terras dos povos Yanomami ou Raposa Serra do Sol, mas de todo o Brasil.”

O coordenador Edinho destacou os questionamentos de meio de comunicação vindos as lideranças indígenas sobre para onde iriam os garimpeiros invasores, e o descaso com a população indígena em geral com o mandato do governo federal anterior.

“Ficamos otimistas que estes 04 anos serão de recuperação, pois nos 4 anos anteriores Roraima era a “menina dos olhos de ouro” de um presidente genocida.

Os culpados que não fizeram nada para nos proteger usaram a máquina do estado para isso. E as pessoas nos questionam para onde vão os garimpeiros que estão não terra? Por que fazem esta pergunta a nós? Deveriam se perguntar de onde vierem estes garimpeiros. “Destacou Edinho.

A Ministra Sônia destacou a importância das reuniões, primeiro com as bases e organizações locais para poder ter um panorama dos diálogos das lideranças indígenas, e disse:

“Hoje o mundo inteiro olha para Roraima e o povo Yanomami, é inadmissível que tenha chegado a essa situação, você vê crianças desnutridas com malária e verminose, já é inaceitável, pois já possuem tratamento, imagine comunidades inteiras chegam a este ponto.” Afirmou a Ministra.

O Conselho Indígena de Roraima também entregou o Relatório sobre a situação do Povos Indígenas de Roraima a Ministra do Povos Indígenas.

A presidenta da FUNAI Joenia Wapichana destacou que os principais esforços estão em proteger os povos indígenas e as lideranças ameaçadas com a saída do garimpo da T.I Yanomami e conta com as lideranças indígenas para atuar ao seu lado.