Em Brasília, lideranças indígenas de Roraima reafirmam indicações para Dsei-Leste e CR/RR

A comitiva de lideranças indígenas de Roraima,  aproveitando a presença do secretário de Saúde Indígena, Weibe Tabepa, na posse da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana, reafirmaram as indicações para a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima ( Dsei-Leste) e Coordenação Regional da Funai/RR (CR/RR). O evento ocorre no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

No documento entregue ao secretário, que também é destinado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, presidente da Funai, Joenia Wapichana e à ministra da Saúde, Nízia Trintade, as lideranças indígenas reafirmaram o nome de Zelandes Alberto Oliveira, do povo Patamona, para o Dsei-Leste e Marizete de Souza, para a Coordenação Regional da Funai.

A comitiva de lideranças indígenas de Roraima,  aproveitando a presença do secretário de Saúde Indígena, Weibe Tabepa, para reafirmar a indicação Dsei-Leste e Coordenação Regional da Funai/RR.

No atual governo, uma das conquistas foi a criação do Ministério dos Povos Indígenas, conduzido pela ministra indígena Sônia Guajajara e hoje, tomará posse como Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana. Um cenário que representa conquista, mas também de luta e resistência na atual conjuntura da política indígena e indigenista.

“Lutamos pela vida de nossas comunidades, pela vida de nossa mãe terra, para garantir o bem viver do nosso povo. Sofremos muito no Estado de Roraima, cujas autoridades têm se declarado anti indígenas, colocando a sociedade contra os povos indígenas”, reforça o documento.

É essencial a participação dos povos indígenas na reconstrução e construção do Brasil.  “Junto com o nosso presidente Lula da Silva vamos reconstruir o nosso país e resgatar a nossa política indigenista. Para isso, é necessário que nossas reivindicações sejam atendidas pelo bem dos povos indígenas”, afirmam as lideranças no documento.

Weibe informou às lideranças que a indicação de Zelandes Patamona está em processo de análise e conforme as verificações necessários, dará continuidade da indicação.

O Secretário também recebeu o convite para participar da l Assembleia unificada da Saúde e Educação Indígena, que ocorrerá nos próximos dias 16 e 17, na comunidade indígena Barro, região Surumu, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Participam da entrega, o ex-coordenador Regional das Serras e coordenador da comitiva, Aldenir Cadete, o líder indígena Alcides Constantino, pajé Mariana Tobias, a futura coordenadora regional da Funai/RR, Marizete de Souza, a coordenadora da Juventude da região Murupu, Mirian Demétrio, a coordenadora regional das Mulheres da região Serra da Lua, Gracinha Gomes, professora Ernestina de Souza e os coordenadores das organizações, o Vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima ( CIR), Enock Taurepang e a coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima ( OPIRR), Rosivânia Magalhães.

FOTOS: Mayra Wapichana