Celebração de 50 Anos do CIR

O Conselho Indígena de Roraima – CIR irá realizar de 15 a 20 de janeiro, a Celebração de seus 50 anos, no Centro Regional Lago Caracaranã, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. A solenidade trará aos convidados o histórico da organização e suas Lideranças, apresentações culturais e feira de produção orgânica das comunidades indígenas.

São esperadas mais de 1000 pessoas entre lideranças indígenas locais e nacionais, entidades civis, apoiadores e organizações.

A área de atuação do CIR abrange as mais de 35 terras indígenas de Roraima, com uma extensão de mais de 10 milhões de hectares, e uma população de 58.000 indígenas em 465 comunidades em todo o estado de Roraima, constituída pelos povos: Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Sapará, Taurepang, Wai-Wai, povos Yanomami, Yekuana e Pirititi. A atuação direta do CIR se desenvolve através de 10 conselhos regionais que formam sua base, envolvendo as etnorregiões: Serras, Surumú, Baixo Cotingo, Raposa, Amajarí, Wai-Wai, Tabaio, Serra da Lua, Murupú e Alto Cauamé.

A idade da instituição vem do início da união das lideranças tradicionais dos povos indígenas de Roraima, que em meados das décadas de 1970 reivindicavam principalmente a demarcação das terras e a autonomia ante a violência, exploração e produção predatória em seu território, que vinham prioritariamente da ocupação ilegal de fazendeiros e garimpeiros.

]