SOS Yanomami: CIR entrega três toneladas de gêneros alimentícios as regiões Surucucu e Ajarani na TI Yanomami

Diante do agravamento da situação, principalmente na região Surucucu, onde há aumento alarmante de desnutrição aguda de crianças, malária, doenças infecciosas, falta de medicamentos e equipe da Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI), causando uma crise humanitária principalmente devido à invasão maciça de garimpeiros e omissão do Governo Federal. Com isso, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) iniciou uma campanha emergencial “SOS YANOMAMI”, no dia 10 de dezembro de2022, para arrecadação de gêneros alimentícios. Com objetivo de apoiar as comunidades da Terra Indígena Yanomami, juntamente com as lideranças de bases, já entregaram mais de três mil toneladas de gêneros alimentícios na região de Surucucu.

A campanha também foi pauta da II Reunião da Coordenação Ampliada Deliberativa de 2022. Após analisar e discutir sobre vulnerabilidade, as lideranças regionais decidiram contribuir com gêneros alimentícios, além de carne e recursos financeiros.

A primeira entrega de alimentação ocorreu no dia 23 na região Surucucu, e a segunda entrega ocorreu no dia 27, ambas no mês de dezembro de 2022, com a presença das lideranças da região Tabaio, Surumu, Amajari e Serras, além da equipe do CIR e Funai/RR, nas comunidades da região de Ajarani. Nessa primeira fase, foram entregues no total mais de três mil toneladas de gêneros alimentícios na região de Surucucu e Ajarani que teve acompanhamento do líder Yanomami Júnior Hekurari, Presidente da Associação Yanomami (Urihi). Nesse primeiro momento, as regiões que contribuíram foram: Tabaio (comunidade mangueira), Serra da Lua: (comunidade Malacacheta), Baixo Cotingo (comunidade Camará).

Toda alimentação distribuída foi conforme as demandas das comunidades beneficiadas. Esse apoio ao povo Yanomami vai continuar, assim explicou o coordenador geral do CIR, Edinho Batista Macuxi.

“Foi inserido na pauta da ampliada das regiões feitas parte da base do CIR, e isso foi aprovado de fato que deveria ter essa iniciativa de apoiar, fazer uma campanha de arrecadação de alimentação para mandar para as comunidades que estão sendo afetadas, principalmente da terra indígena Yanomami. Na qual as regiões apontadas são: Auaris, Surucucu, Catrimani assim como as outras localidades como a Ajarani também”, continuou explicando.

Aldenir Wapichana, uma das lideranças da terra indígena Raposa Serra do sol, acompanhou a ação na região de Ajarani, disse que é importante continuar com as ações.

“Estivemos em uma das regiões indígenas Yanomami, aqui na comunidade indígena Sumaúma, em uma ação de solidariedade em nome das regiões indígenas do Estado de Roraima. Estamos juntamente com os nossos irmãos Yanomami, que passam por dificuldades, estamos trazendo alimentação, carne, farinha, frango, diversos gêneros alimentícios para ajudar os nossos parentes. Desde já, a gente agradece a contribuição de todos. Que a gente continue com o fortalecimento dessa ação, movida pelo CIR, por meio das regiões que se fazem presente. Vamos dar continuidade dessa ação na terra indígena Yanomami”, destacou a liderança.

 

Entrega de gêneros alimentícios na região de Surucucu. Fotos: CIR

A Supervisora da Frente de Proteção e Etnoambiental Yanomami e Yekuana de Base de Proteção Etnoambiental (BAPE) da região Ajarani e Xexena, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI/RR), Marciana Macuxi, com a sua equipe estiveram acompanhando no momento das entregas.

“Com essas ações na entrega de alimentos a família indígena terra indígena Yanomami, região, tem o reconhecimento dos indígenas, que estão passando por uma situação de vulnerabilidade, questão de segurança alimentar também, com essa parceria vai estar ajudando muito as comunidades que estão realmente necessitando”, comentou.

A campanha de apoio aos parentes Yanomami parte de um princípio da coletividade e solidariedade entre os povos, com estratégias sábias das lideranças tradicionais, e da própria coordenação geral do CIR. Essa ação vem no sentido de dar maior visibilidade dos impactos negativos causados pelos invasores dentro das comunidades da TIY.

“Esse apoio de fato está acontecendo. A gente já fez a primeira remessa na região de Surucucu. Já para as comunidades das regiões Ajarani Xexena, as comunidades Serrinha, Cachoerinha, Texoli e Quarenta e quatro, com as cinco comunidades que a gente já atendeu, encaminhamos para mais de três mil toneladas de alimentação para a região Surucucu, no qual a gente teve dois voos, levando essa distribuição de gêneros alimentícios”.

 

Entrega de gêneros alimentícios na região de Ajanarí. Fotos: CIR

Para o assessor jurídico Ivo Makuxi, que também acompanha a campanha, enfatiza que, “é o momento de fortalecer a aliança entre povos e apoiar nossos parentes da TI Yanomami. O CIR é uma organização, com histórico de defender os direitos dos povos indígenas. Estamos muito felizes com apoio e solidariedade dos amigos e apoiadores que doaram e continuam doando recurso. Cada doação está salvando uma vida Yanomami”.

De acordo com Edinho, o CIR trabalhará junto às lideranças para emponderar os indígenas Yanomami, e mostrar a eles a importância do trabalho que eles têm, da produção que eles têm, continuar plantando, criando tendo seu sustento de forma muito responsável, assim como eles tem feito. “Mas o grande objetivo dessa campanha é da visibilidade a situação que o povo Yanomami está passando e principalmente de poder fazer uma pressão política para que, o Estado, o governo de fato venha fazer essa intervenção através das forças policiais, PF, exército, IBAMA, fazer a retirada imediata desses invasores que estão destruindo a terra indígena Yanomami, que estão matando o povo Yanomami.

Entrega de gêneros alimentícios na região de Ajanarí. Fotos: ASCOM/ CIR

Esta ação ainda contou com apoio da Coordenação das Organizações das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Fundo Brasil e os voluntários solidários que doaram recursos financeiros, região Serras apoiou com transporte e Região Amajari: coordenador regional da juventude Gabriel Wapichana.