CIR realiza a II Ampliada Reunião Deliberativa

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou nos dias 13 a 15 de dezembro de 2022 na comunidade indígena Serra da Moça, região Murupú, Município de Boa Vista, a II Reunião da Coordenação Ampliada Deliberativa com o Tema: “Continuar Unidos na Luta com Compromisso é Honrar as Lutas das Lideranças Tradicionais”.

A reunião da coordenação ampliada, é um espaço de deliberações e proposições com objetivo de fortalecer as comunidades indígenas nas áreas de sustentabilidade, direitos, incidência política, saúde, educação e outras áreas. Além de discutir e avaliar as estratégias do movimento indígena.

Participaram mais de 60 pessoas entre lideranças, homens, mulheres, jovens e crianças dos povos Macuxi, Wapichana e Taurepang. A reunião Ampliada contou com a presença do Vice coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazonia Brasileira (COIAB) Alcebias do povo sapará e a Marciely Ayap do Povo Tupari, Secretaria da COIAB. “Viemos trazer as informações e planos para as lideranças de base. É sempre bom voltar para nossa base, muito gratificante”, disse Alcebias. 

 Coordenador Edinho Batista macuxi avaliou a reunião como positiva e fortalecida. “Na nossa reunião obtivemos resultado positivos. As propostas que a gente consolidou ficou muito claro de que a gente tem grande expectativa de que o movimento indígena vai continuar se organizando. A nossa participação tem sido uma referência para o Brasil e para o mundo inteiro nesse sentido de discutir as pautas problemáticas como as mudanças climáticas, expansão da soja, do agronegócio, direitos ambientes, direitos territoriais, e isso tem nos ajudado bastante a entender que é possível a gente continuar fazendo a diferença na defesa da vida para o mundo inteiro”, destacou Edinho.

 Primeiro dia, a equipe do Departamento Administrativo Financeiro (DAF) prestaram contas parcial de 2022 e a situação financeira dos projetos de 2023, juntamente com a Coordenação Executiva do CIR. Na ocasião o Conselho Fiscal apresentou o parecer financeiro e narrativo da organização.

 Os Departamentos da Instituição, Comunicação, DAF, Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), Centro de Formação, Núcleo da Juventude, Projetos, Jurídico, Emergencial, Secretaria de Mulheres e Coordenação Executiva informaram suas respectivas atividades executadas durante o ano de 2022.

 No segundo dia da Ampliada as principais discussões foram sobre a saúde indígena, Proteção e fiscalização dos territórios indígenas e contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e o Instituto de Terras e Colonização de Roraima  (ITERAIMA).  Já na Educação Escolar Indígena, foram debatidas ações para o ano de 2023, concurso público e estratégias para o fortalecimento do Instituto Insikiran/ UFRR.

 No terceiro e último dia, as lideranças das etnoregiões de Murupú, Baixo Cotingo, Amajari, Serra da Lua, Surumú, Serras, Raposa, Tabaio informaram as ações e os desafios de suas regiões. As instituições do CIR, CIMI e COIAB avaliaram a situação política e jurídica dos povos indígenas no Brasil.

 Ao final houve o planejamento estratégico do CIR para os próximos anos e fortalecimento regional, na área da sustentabilidade econômica e dos territórios, etnoturismo, governança territorial e fortalecimento comunitário.