Terra Indígena Tabalascada comemora 17 anos de homologação

Localizada na Região Serra da Lua, no Município de Cantá, a 26 km de Boa Vista, a Terra Indígena Tabalascada comemora no dia da Resistência do Povos Indígenas, 19 de abril, 17 anos de homologação do seu território. A comemoração ocorre na mesma data do Dia dos Povos Indígenas.

A comunidade terá uma vasta programação durante todo o dia, com brincadeiras e competições tradicionais, como: arco e flecha, corrida com croatá, comer damorida, trançar darruana e diversas outras disputas indígenas. O evento ocorre após dois anos de paralisação por conta da pandemia do Covid-19.

De acordo com o tuxaua da comunidade Tabalascada, Cesar da Silva, é importante comemorar essa data importante. Ele também agradeceu ao Conselho Indígena de Roraima (CIR) pelo apoio que recebeu ao logo dos tempos.

“Dia 19 de abril é um dia muito importante para todos nós, porque pela luta que tivemos para conquistar esse nosso território. Além de reviver algumas lutas que tivemos ao longo dos tempos. Agradeço também a nossa organização CIR, por acompanhar todo esse processo e por defender nosso povo que fortalecer cada vez mais nossa comunidade”, disse.

A principal via de acesso à comunidade, é a BR 432 que liga Boa Vista ao município de Cantá, atravessando a terra indígena na parte oeste e norte a sul. Na parte norte, a terra indígena é também atravessada pela RR 207.

HISTÓRICO DA TERRA INDÍGENA

A regularização fundiária da Terra Indígena Tabalascada foi iniciada no ano de 1977 na gestão do Tuxaua Clóvis Ambrósio e finalizada em 2005 com sua homologação.

Em 30 de setembro de 2002 foi publicada no Diário Oficial da União a portaria nº 3.010/MJ para realizar estudos e levantamentos fundiários para revisão da T.I Tabalascada.

No dia 29 de maio 2004 chega à comunidade a equipe da Empresa Amazon topografia para realizar o trabalho de demarcação física da área. Durante os trabalhos houve muitos conflitos entre posseiros e a comunidade.

O marco histórico da conquista da T.I Tabalascada, ocorreu no dia 27 de julho de 2004. Representante da empresa, juntamente com o fiscal da Fundação Nacional do Índio (Funai), vieram de Brasília dar por concluídos os trabalhos de demarcação.

Após isso, a comunidade passou a exigir a homologação da T.I Tabalascada, bem como seus recursos para a indenização e retirada dos posseiros.

Finalmente para surpresa e alegria da comunidade no dia 19 de abril de 2005 o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a homologação da T.I Tabalascada.

Fotos Acervo da Comunidade: