19 de Abril

Apesar da Data quantos mais de nós precisaram morrer para lembrarem?

Já estávamos aqui!

Antes dos colonizadores, antes das historias de salvação das almas e das lendas do El dourado, estávamos aqui. Anterior a nós milhões, dados estimam que no Brasil haviam mais de 05 milhões de Indígenas, provavelmente este número fosse muito maior, pois foi desconsiderada uma boa parcela dos isolados, povos que viram seus semelhantes escravizados, mortos e explorados ao limite, sem nenhum melindre, com a afirmação de uma ‘cura’ por meio da colonização.

Falemos de historia sim, pois não nos ouviram, não nos consultaram, não nos percebem, o estado prefere homenagear quem destrói nossas terras, a nos dar ouvidos, fecham as portas achando que estas poderiam nos parar, quando a madeira e o ferro das mesmos foi tirada a custo de sangue indígena, e este hoje em dia ferve.

NÃO é dia do Índio, nós definimos “Dia da Resistência dos Povos Indígenas” e creia, hoje protegemos a água que vocês também bebem, sim, a mesma que poluem com mercúrio, as mais belas paisagens e florestas, nossos povos e comunidades que vocês cultuam e admiram quando tiram fotos. Isto é fato.

Vivemos nas cidades, nos campos e aldeias, nos mais diversos estados e países, usamos celulares, computadores, redes sociais, cocar, dançamos e cantamos musicas típicas, consumimos nossas e suas bebidas tradicionais, aproveitamos da sombra de nossas malocas a calmaria de nossas roças e quintais.

Ouçam, vejam, e se apressem em aprender nossas línguas e costumes. Retomaremos nossas terras, e não nos procurem para perguntar o quanto estamos felizes, não estamos!

Lutamos e resistimos, para poder existir, já é a assim a mais de 500 anos, desde o primeiro homem branco que acolhemos, e que hoje se diz superior, por entender um algoritmo ou por achar importante o que sua carteira possui.

19 de Abril Dia dos Povos Indígenas, só nos faz lembrar, somos originários, fortes, insistentes, aguerridos, resistentes e já estávamos aqui, e por mais que reneguem nossas historias e se apropriem de nosso legado, o Brasil é Terra Indígena, esta terra nos pertence, e nós a ela, é aqui que iremos ficar.

Conselho Indígena de Roraima 19 de Abril de 2022.