Vídeos em línguas indígenas orientam sobre sintomas e prevenção da Covid-19

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com o Instituto Insikiran produziu uma série de vídeos destinados a informar os povos indígenas do estado sobre os sintomas e as formas de evitar o contágio da Covid-19. O material foi gravado nas línguas das etnias Macuxi, Taurepang, Taurepang Pemom, Wapichana, Yanomami e Ye’kwana.

Os vídeos da campanha “Vamos Todos Cuidar de Todos”, da UFRR, são para ajuda a diminuir a curva de propagação de casos do novo coronavírus no estado. O material está sendo veiculado na TV Universitária, canal 2.1 e também está disponível no Youtube (veja os vídeos abaixo). A versão em macuxi foi gravada pelo advogado Ivo Cípio Macuxi, que integra a equipe jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

“Num momento sensível como este, com a ameaça do Coronavírus, a gente se vê completamente vulnerável e os povos indígenas estão mais vulnerabilizados ainda. Aquele indígena que não entende português precisa e tem o direito de ter uma explicação na língua dele”, afirmou Ananda Machado, professora do Insikiran.

Vídeo em Macuxi:

Vídeo em Wapichana:

Vídeo em Yanomami:

Vídeo em Taurepang:

Vídeo em Ye’kwana:

Vídeo em Taurepang/Pemon:

*Com informações da Ascom/UFRR