“Eu deixei os meus filhos para traz, estou aqui por bem deles, vamos ficar aqui até o final”, diz Luíza Gomes Wapichana da comunidade Araçá, ao receber o apoio do CIR.

A equipe do Conselho Indígena de Roraima (CIR) esteve hoje (13) nas barreiras instaladas nas comunidades, Araçá e São Francisco, região Amajarí, realizando a entrega de 30 cestas básicas e kits de higiene. A vigilância é feita pelos agentes de proteção com apoio dos tuxauas.

 Os agentes permanecem dia e noite na entrada da T.I Araçá, acesso que dá a comunidade Araçá e na entrada da T.I Ouro, na comunidade de São Francisco. É um trabalho preventivo, onde os moradores são alertados dos riscos da COVID-19.

As lideranças indígenas informaram que Durante esse período está permitida apenas a entrada e saída de moradores da comunidade em casos essências e urgentes.

Conforme o coordenador regional do Grupo de Proteção e Vigilância dos Territórios Indígenas (GPVTI), Elizeu Tenente, a barreira de contenção na entrada da comunidade  Araçá, é para prevenir a pandemia do coronavírus, e receber esse apoio do CIR é muito importante para nós.

 “É um trabalho para dar suporte a nossa comunidade, um meio de prevenir a  infecção das nossas crianças e idosos e a comunidade em geral.  Trabalho de suma importância dentro da comunidade Araçá, com apoio das lideranças, temos uma grande dedicação de fazer esse trabalho em prol da nossa comunidade”, reiterou Elizeu.

Luíza faz parte GPVIT na comunidade Araçá, disse que a luta é em prol do seu povo.  

“Se não for por nós quem será por nós? Estamos aqui protegendo a vida de cada uma da nossa comunidade. Estamos aqui no combate a coronavírus, não queremos perder ninguém da nossa comunidade nem da nossa família. Eu deixei os meus filhos para traz, estou aqui por elas, vamos ficar aqui até o final”, declarou.

As ações é uma iniciativa do Conselho Indígena de Roraima com apoio da Fundação FORD.

Fotos: Kelliane Cruz