Feira incentiva troca e preservação de sementes tradicionais na TI Raposa Serra do Sol

Comunidades indígenas do Centro Willimon, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, promoveram no ultimo dia 20 de abril uma feira de troca de sementes orgânicas através da Rede de Sementes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Zamada Yda’I. Participaram tuxauas de pelo menos cinco comunidades e foram respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19 como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel 70%.

Durante a feira, foram doadas sementes orgânicas produzidas pelas comunidades da região, entre elas pimentão, cará-roxo, branco, milhos com nomes tradicinais macuxi Kamaran e Sawî, arroz da região das serras e pelo menos 12 tipos de feijão, entre eles feijão rajado, branco, feijão do preguiçoso, caupi, feijão gordura, gonsalim, jaulão do sul e feijão red bean.

Com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), a rede Rede de Sementes Zamada Yda’I tem o objetivo de disseminar e preservar as sementes tradicionais, que em algumas comunidades tem sumido de forma significativa.
“As sementes também são uma forma de auxiliarmos na resistência, principalmente em áreas de conflito”, destacou Kelliane Wapichana, gestora territorial do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima.

Ernestina Afonso de Souza, do povo macuxi, também participou da feira. Em outubro de 2019, ela visitou o Papa Francisco, mostrou sementes nativas e explicou de onde cada uma vinha, e falou que sempre entendeu a importância da valorização e a luta pela terra e as sementes tradicionais pois seus antepassados já faziam isso.

“Para termos nossas sementes tradicionais fomos à luta pela T.I Raposa Serra do Sol, toda a produção representa a resistência. Fico triste quando dizem que garimpo traz desenvolvimento, defendemos terra, água, nossas florestas. Essas sementes que estão aqui são resultados da nossa luta”, disse.

Outras lideranças presentes na feira foram o coordenador do centro Willimon Amarildo da Silva e Maria Betânia Macuxi, secretária geral do movimento de mulheres indígenas do CIR.

Kelliane Wapichana recebe sementes doadas por liderança