Atendimento psicológico do CIR

A Pandemia do novo coronavírus aumentou o sofrimento que as comunidades Indígenas enfrentam desde a invasão das dos territórios, garimpeiros, e o genocídio. Após a intensificação da Pandemia do novo Coronavírus causou novos sofrimentos Psicológicos, emocionais e espirituais. Diante deste cenário, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) continua com a assistência Psicológica nas comunidades Indígenas.

A psicologia tem assumido um papel Importante no contexto Indígena. “O papel de auxiliar e orientar as famílias Indígenas de como lidar com esse período pandêmico com equilíbrio, acolher cada pessoa que busca pelo atendimento, de escutar, dentre as suas interpretações da situação que estamos vivendo, além de oferecer atendimento diferenciado e humano, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada povo Indígena”, explicou à psicóloga, Iterniza Pereira.

Atendimento psicológico em uma das comunidades indígenas. Fotos: acervo/ Iterniza Pereira

E ainda de acordo a Iterniza, o medo exagerado, a insegurança, a sensação de estar em risco constantemente, mesmo não estando em risco, são consequências de perda de uma pessoa querida. “Tais sofrimentos são consequências da perda do ente querido, vítima da Covid-19, quebra do ritual de despedida, que na cultura Indígena tem um grande significado, por não ser permitido, tem causado dificuldades aos familiares de enfrentarem o processo do luto”, Disse.

Recentemente, tiveram a assistência Psicológica, as comunidades Indígenas Socó (Serras), Maturuca (Serra), São Mateus (Serra), Laje (Serra da Lua) , Tabalascada (Serra da Lua), Três Corações (Amajari), Truaru da Cabeceira (Murupu). Para solicitar atendimento psicológico, procure a sede ou também pelas redes sociais CIR.

Os atendimentos psicológicos tem apoio do CIR, AVAAZ e NIA TERO, de forma individual e coletiva, tendo os devidos cuidados, nos locais ventilados, o uso de máscara e álcool em gel 70%.