CIR apresenta PGTAs de Roraima em seminário das terras indígenas da Amazônia Brasileira

Com trajetória de referência a nível local, regional, nacional e internacional, em relação a elaboração de Planos de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas (PGTAs), o Conselho Indígena de Roraima(CIR), participa de seminário em Manaus, que debate os PGTAs dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira. O evento encerra hoje, 08.

O coordenador geral do CIR, Edinho Batista, e a Sinéia coordenadora do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), Sineia Wapichana, compartilharam as experiências na construção dos PGTAs e dos planos de vida das terras indígenas de Roraima. Foram apresentados 26 PGTAs elaborados em colaboração com as comunidades indígenas e o CIR.

 

Coordenador Edinho Macuxi

 

“Estamos aqui participando e compartilhando experiências junto com os nove representantes dos estado da amazônia brasileira. Nós como Conselho Indígena de Roraima, apresentamos os vinte seis PGTAS construídos junto com as comunidades indígenas e o Departamento de Gestão Territorial e Ambiental da nossa instituição”, disse o coordenador.

O seminário abordou temas relevantes como o fortalecimento dos PGTAs, experiências de implementação, diagnóstico das terras indígenas, instrumentos de gestão territorial e ambiental, desafios das mudanças climáticas, políticas públicas para a gestão ambiental, economia indígena e captação de recursos.

Sinéia Wapichana, que também coordena o Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC), destacou a importância da participação no evento para compartilhar experiências sobre os estudos de casos sobre mudanças climáticas, custos para construção dos PGTAs e estudos de sustentabilidade que estão dentro dos planos.

Sinéia Wapichana – coord. do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA)

“ Foi muito importante a participação do Conselho Indígena de Roraima para apresentar as experiências, e enquanto coordenadora do Departamento de Gestão Territorial, falei dos planos construídos junto com as comunidades. O mais importante é que outras experiências foram compartilhadas, e elas vão ajudar na plataforma dos PGTAs da Amazônia lançada pela COIAB, e isso é essencial para nós povos indígenas”, ressaltou Sinéia .

O seminário é promovido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), em parceria com Instituto Clima e Sociedade (iCS), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Bezos Earth Fund, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e The Nature Conservancy (TNC).

No final do evento, será elaborado um documento orientador com estratégias para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.