Em Brasília, jovens indígenas articulam parceria para o futuro Departamento da Juventude

A coordenadora do Núcleo de Juventude, Raquel Wapichana e demais lideranças jovens, Paulo Ricardo, coordenador regional da Juventude da Raposa, Cirilo Makuxi, região Alto Cauamé e Samya Tahary, povo Taurepang, região Amajarí, que estão em Brasília, estiveram nesta quinta-feira (16), em uma reunião com representantes do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), no intuito de articular parceriais e fortalecer as atividades e atuação do Núcleo, futuro Departamento da Juventude, compondo a estrutura organizacional do Conselho Indígena de Roraima(CIR).

Foto: Tahary Taurepang
Foto: Tahary Taurepang

O Núcleo que foi aprovado na Assembleia Estadual da Juventude, realizada em outubro, para ser transformado em Departamento, fez um diálogo muito importante para um alinhamento inicial dos planos de ação voltada à juventude indígena de Roraima.

Nosso sonho já está sendo realizado. A gente sonhava com o departamento estruturado, fortalecido, e preparado para os embates em todas as instâncias. Hoje está sendo visto como uma porta que se abriu para ampliar a voz e voto da juventude. Um espaço para salvar vidas e resgatar a juventude que não tinha oportunidades”, expressou Cirilo Makuxi, umas das lideranças jovens que acompanhou toda a trajetória de criação do Núcleo e da atuação da juventude em busca de espaços. Ele garantiu que o Núcleo está preparado para o atual e futuros desafios.

Os próximos passos do Núcleo de Juventude, será através de um encontro com as coordenações e lideranças jovens, para colocar as estratégias prioritárias e alinhar atuações do Departamento de Juventude nas regiões.

O Departamento da juventude é uma estratégia de luta importante pra fortalecer nossa caminhada através de projetos que serão executados e protagonizado pela juventude indígena”, destacou o coordenador regional da juventude da região Raposa, Paulo Ricardo.

Aprovação do Departamento- Na VIII Assembleia Estadual da Juventude Indígena de Roraima, em outubro deste ano, o Núcleo da Juventude foi aprovado para ser Departamento de Juventude. Em Dezembro será incluído no Estatuto do CIR, na II Assembleia Extraordinária do CIR. Para Raquel Wapichana, o departamento é uma conquista da juventude que sonharam por este espaço.

Este é dos passos que o Núcleo de Juventude está dando. Pois o Departamento será tanto um fortalecimento institucional quanto também um fortalecimento para as regiões. Eu vejo o departamento como um caminho de várias oportunidades, pois nos sentimos fortalecidos. Dizer também que o departamento deve continuar com a sua essência, e nunca perder a sua linha de atuação nas comunidades e regiões. Esta é uma das missões minha”, afirmou a coordenadora do Núcleo, Raquel Wapichana.

Raquel Wapichana, uma das lideranças jovens de referência no movimento indígena de Roraima, terá a oportunidade de levar a voz e as cauas da juventude de Roraima, da Amazônia e do Brasil, para a Conferência de Mudanças Climáticas (COP-28). É a primeira vez que o movimento da juventude indígena de Roraima terá uma representação no maior evento global de mudanças climáticas.

Para ela, a missão é repassar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa caminhada às coordenações que futuramente assumirão o espaço.

Continuar e fortalecer a nossa linha de atuação com a juventude é o nosso compromisso quanto coordenação”, finalizou a coordenadora.

Informações: Raquel Wapichana
Fotos: Samya Tahary