Jovem Macuxi da Raposa Serra do Sol retrata em pinturas a vivência da comunidade, divindades e o movimento indígena de Roraima

Darlan de Lima é macuxi, da Comunidade Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Tem 18 anos, é um jovem artista com a pintura inspirada na ancestralidade e a vida comunitária. Sua arte remete também ao movimento indígena. Darlan, em sua comunidade, também é comunicador e Agente Indígena de Saúde (AIS). Ele afirma que foi evoluindo desde o período escolar e a partir daí iniciou a venda e a exposição de sua arte, o jovem também se inspira nas florestas e nos animais da Raposa Serra do Sol. Após seu mentor, o Professor e artista, Charles Gabriel (filho de Vovó Bernaldina, Pajé e referência tradicional de povo macuxi, que faleceu em 2020), lhe dar um caderno e emprestar o material de pintura, se sentiu à vontade para desenhar:

“Ele me deu com uma caderneta de desenhos, e comecei a produzir. Me deu um fogo de inspiração, para que eu pudesse colocar os desenhos, as artes, os artesanatos, a convivência que tive e a natureza. Disto saiu o primeiro desenho, e ele levou o caderno com as folhas que fiz e foi vendendo, o recurso que ele conseguia íamos dividindo. Logo comecei a receber um bom retorno e comprei pouco tempo depois meu próprio material e realizei minha produção e com parcerias consegui vender (de forma independente). Recentemente estive trabalhando com telas, alguns artigos em Boa vista são muito difíceis, como material de posca (caneta para pintura a base de água), mas a gente tem conseguido encomendar de outros estados, não é muito barato. Dei uma pausa, pois estou sem esses produtos, mas tenho uma boa produção para fazer exposição e venda e meu meio de divulgação é Facebook, Instagram e os amigos, tenho feito minhas vendas assim. Minha inspiração vem de mostrar o movimento indígena, a realidade, o passado e o futuro, e as influências que temos sofrido. E ela (arte) é feita assim das danças e músicas tradicionais, lendas, mitos, histórias contadas pelos ancestrais, nisso é que me inspiro.” Disse Darlan.

Fotos: Acervo de Darlan

Ele afirma ainda que devido à dificuldade de conseguir material tem dado pequenas pausas na pintura, mas que gosta de sua arte e que almeja estar inserido em um projeto ou ter o apoio de parceiros para continuar.

Darlan também frisou que teme a falta de valorização de seu trabalho, e que muitas vezes não é reconhecido, mas que ao longo do tempo mostra que o que ele tem feito valoriza a tradição de seu povo, comunidade, região e sua terra.

Caso queiram conhecer mais e dar apoio ao trabalho do Artista Plástico Darlan, entre em contato pelas redes sociais do mesmo, Instagram: darlalimapedro e Facebook: Darlan Lima Pedro, vamos apoiar nossos artistas indígenas.

 

Fotos acervo: de Darla Lima (Direitos reservados)