PRODUÇÃO DE MEDICINA TRADICIONAL NA REGIÃO RAPOSA, T.I RAPOSA SERRA DO SOL

Lideranças da região Raposa, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, realizaram nos 12 e 13 de Agosto a produção de medicina tradicional, no Centro regional Lago Caracaranã, com o tema: Valorização dos Conhecimentos Tradicionais.
Estiveram participando Agente Indígena de Saúde (AIS), coordenadora regional da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR), Tereza Antônio, a coordenadora estadual da medicina tradicional, Oneide Wapichana, além de jovens, mulheres, homens.
Na busca de valorização de conhecimentos tradicional junto a natureza, as mulheres da região Raposa vêm trabalhando as ervas, cascas, sementes, folhas, dentre outros, que as utilizam para fazer remédios caseiros.
A coordenadora estadual da medicina tradicional, Oneide repassou seus conhecimentos adquiridos pelos seus avós para os participantes. Conta que “vem trabalhando desde quando era jovem. afirma que tem aprendido a fazer os remédios desde a sua juventude, porém não tinha ainda compartilhado e diz que é uma honra em está repassando seus conhecimentos”.
A coordenadora regional da OMIR, agradeceu a senhora Oneide por estar contribuindo com as mulheres de sua região.
Tiveram produções de: 55 xaropes expectorantes, 38 pomadas cicatrizantes, 38 pomadas milagrosas, 46 pomadas de massagem, 27 pomadas para coceira, 81 xaropes para covid-19, 25 lambedores e 12 garrafadas.
A produção teve apoio do CIR, por meio da Secretaria do Movimento de Mulheres, Maria Betânia e UNICEF.
Foto: produções de remédios caseiros
Com sonhos de ter mais valorização nos conhecimentos tradicionais.
Informações e fotos Comunicação regional – Raposa -Rede de Comunicação Wakywai