Comunicadores indígenas da Rede Wakywai recebem formação sobre combate a desinformação

Foi realizado de 26 a 29 de julho no Centro Regional Lago Caracaranã, região Raposa, terra indígena Raposa Serra do Sol, o Encontros Wakywai, com o tema: “Checando Informações”. O evento foi realizado pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Projeto Enraizado na Confiança, da Internews.

A oficina teve como principal objetivo, fortalecer a rede de comunicadores indígenas Wakywai do CIR, dos povos: Wapichana, Macuxi, Patamona e Ye’ Kuana, levando informações sobre conceitos e diagnóstico do ecossistema da informação, análise de rumores, pontos focais e combate à desinformação sobre a Covid-19. Além das formas  técnicas de utilizar ferramentas na produção de card, podcast e como conduzir uma entrevista.

Desde que as comunidades indígenas entenderam a importância de ter comunicadores indígenas, o CIR busca formar e fortalecer essa rede. E é perceptível os avanços na comunicação indígena que é tão urgente no atual cenário que vivemos. Essa nova formação só veio para fortalecer os comunicadores e as lideranças de base.

O coordenador geral do CIR Edinho Batista do povo macuxi, destacou sobre a importância de se ter os comunicadores indígena de base. Temos uma “arma” poderosa que é a comunicação. Equipar e formar o espaço em tempo real nas regiões.  “Divulgar o que nós somos. Se sintam valorizados e capazes. Não se sintam envergonhados. Temos comunicadores fortalecidos. Mostrar a nossa beleza, por que temos coisas boas. Valorizar e honrar para continuar marchando.  Temos embate forte nas regiões sobre a luta pela terra. Vamos continuar nos fortalecendo”, relatou Edinho.

Comunicadores em formação, no centro regional  Lago Caracaranã, terra indígena Raposa Serra do Sol.

Para o mentor de mídia do Projeto Enraizado na Confiança, da Internews Bryan Araújo, falou sobre a parceria entre CIR e Internews. Onde destacou que um dos papéis da Internews é apoiar os comunicadores locais e de outros países. Pois é uma organização que está instalada em mais de 100 países, fortalecendo outros comunicadores. Que estão apenas oferecendo para que comunicadores desenvolvam suas atividades nas comunidades e levem o que for preciso em relação a formação.

“Dentro do projeto Enraizado na Confiança, estamos trabalhando o combate à desinformação, no combate do cenário da infodemia. Nesse sentido a gente passou por algumas oficinas que abordam esse aspecto de combate a desinformação. Além de algumas técnicas de entrevistas. E levar os aspectos essenciais no combate a desinformação”, destacou.

As parcerias CIR, IEB e Internews para essa importante formação continuada.

Os comunicadores da Rede Wakywai receberam formação na produção de cartazes e podcast. A coordenação executiva do CIR, Edinho Macuxi e Enock Taurepang estiveram participando e fortalecendo a luta da comunicação indígena.

A assessora de comunicação do IEB, Luana Luise, comentou que vivemos atualmente em uma guerra de informação, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os tempos atuais se apresentam com infodemia, um excesso de informações. “Então hoje a luta não está mais só no território, ela também perpassa no campo da comunicação. Essas oficinas com os comunicadores indígenas do estado de Roraima, representaram um importante momento de reflexão sobre o contexto atual em que vivemos sobre os desafios que enfrentamos. Foi muito importante ver essa rede de comunicadores fortalecida, essas oficinas representam um importante momento na luta dos povos indígenas e o IEB junto com a Internews e o CIR se sentem bastante honrado de ter participado desse processo”, finalizou.

Participaram 27 comunicadores das regiões Surumú, Serra da Lua, Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Murupú, Tabaio, Amajarí e CIFCRSS.