Comunicadores Rede Wakywai recebem mais uma formação para o enfrentamento à COVID-19

O Departamento de comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR) em parceria com IEB e Internews, realizou nos dias 07 a 09 de junho, mais uma formação da Rede de Comunicadores indígenas Wakywai. A Oficina teve como tema:” Wakywai: checando informações na comunidade”.

O objetivo é fortalecer as capacidades dos comunicadores indígenas para atuação em rede, no enfrentamento às falsas informações sobre a COVID-19, na produção e acesso à informação confiável e de qualidade sobre o tema. Além de contribuir com o fortalecimento do Departamento de Comunicação do CIR.

Durante o encontro virtual, os comunicadores puderam conhecer o projeto voltado para a comunicação, com a equipe Internews. Discussões sobre comunicação e protagonismo indígena, com Mayra Wapichana e Cleiton Jiahui, do Vozes da Mata, foram realizadas e leitura crítica da informação e combate à desinformação, com Luana Luizy, assessora de comunicação do IEB.

Cleiton Jiahui, comunicador da Associação dos Povos Indígenas Jiahui (APIJ), afirma que é necessário que os povos indígenas ocupem espaços virtuais e se apropriem cada vez mais das ferramentas. “Há necessidade de que todo jovem comunicador esteja sempre disposto a se adequar a novos tempos. A gente tem que se adaptar a viver esse novo normal. A gente nunca imaginou, no movimento indígena, estar lutando através de uma tela. Demarcação de tela sim”, afirmou.

Além das discussões sobre leitura crítica da informação, uma mesa de debate sobre “Comunicação e Cultura: a importância da medicina tradicional”, foi realizada, com Márcia Fernandes, onde os presentes compartilharam a importância de visibilizar as práticas, saberes e conhecimentos tradicionais indígenas, que foram cruciais nessa pandemia.

O conceito de ecossistema da informação também foi discutido com os comunicadores, na mesa sobre: “Identificando e Analisando Rumores”, com João de Bastos, analista de dados da Internews. Os comunicadores entenderam que um ecossistema de informação saudável significa a presença de informações de qualidade, precisas e baseadas em evidências, informações que todos podem acessar com segurança.

Para a comunicadora, Ericiene Macuxi, da comunidade Barro, região Surumu, Terra indígena Raposa Serra do Sol, assim como as outras formações, está também foi de grande importância e de muitas aprendizagens.

” Sobre mais uma formação de comunicadores está sendo de grande importância e de muito aprendizado juntamente com os parceiros internews, IEB e a nossa organização CIR. “Porque eles sempre vêm fortalecendo, apoiando a nossa Rede Wakywai, escutando nossas histórias, trazendo novas formas de estratégia e ferramentas de como aprofundar na área da comunicação”, destacou a comunicadora Macuxi.

Após receberem os esclarecimentos, na oficina de como checar as informações e rumores sobre a COVID-19, os comunicadores de agora em diante irão preencher um formulário online sobre coleta de rumores, que consistem em informações não verificadas.

Com isso, pretende-se compreender como funcionam os ambientes onde circulam as informações sobre a COVID-19 e pandemia, a fim de que se fortaleçam mecanismos para um ecossistema de informação saudável, baseado em evidências, informações de qualidade e precisas.

A formação é fruto do projeto: “Enraizado na Confiança”, apoiado pela Internews e executado pelo CIR e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e ocorrerá ao longo de 2022, com outras atividades previstas, de produção de peças de comunicação como boletins informativos, por exemplo. Participaram 15 comunicadores dos povos Wapichana, Macuxi, Patamona e Wai-Wai, das 10 etnoregiões de Roraima.