CIR através do Projeto Bem Viver promove formação de Agentes Territoriais e Ambientais Indígenas – ATAI

Por meio do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), do Conselho Indígena de Roraima, será realizado nos dias 06 e 07 de Abril no Centro regional Lago Caracaranã, a “Formação Continuada para Agente Territorial e Ambiental Indígena, com o tema: Mudanças Climáticas.” .

Sineia Do Valer Coordenadora do DGTA, vem participando ativamente das discussões sobre mudanças climáticas, inclusive a nível internacional, sobre a formação explicou um pouco citando parte do histórico.

“Desde 2008 o CIR, vem fazendo esse trabalho com os agentes territoriais e ambientais. Temos um histórico desse trabalho desde este ano, por conta da pandemia e bem antes da pandemia alguns trabalhos, não conseguimos realizar, ainda mais este encontro mais amplo. Este ano estaremos nos reunindo no Caracaraná, metade dos agentes para tratar do tema de mudança climática, que é um tema bem latente e dentro dessa temática a gente vai tratar quatro subtemas. Então vai ser um momento bem importante nesses dois dias 06 e 07 com os agentes ambientais. Para além disso a gente continua a conversa do agente ambiental agora já numa questão mais macro Discutindo as PLs juntamente com a deputada federal Joênia Wapichana, para o reconhecimento da categoria do agente ambiental a nível nacional. Para isso irão comparecer representantes dos estados onde existem agentes ambientais. E irão se juntar a nós nesse trabalho (no Caracaranã).” Destacou Sineia do Vale, que participou da COP 26, e da Cúpula Internacional do Clima.

Os 4 temas debatidos na formação serão: 1. Mudanças Climáticas e o Plano de Enfrentamento; 2. Plataforma dos Povos Indígenas e Comunidades Locais; 3. Povos Indígenas e os Fundos para o Clima 4. Povos Indígenas e as Estratégias de REDD e Salvaguardas.

A atividade de formação dos agentes conta com a realização do Conselho Indígena de Roraima (CIR), através do Projeto Bem Viver, com o apoio do IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).

 

Foto 1: Conselho Indígena de Roraima (CIR), através do Departamento Ambiental e Jurídico, em parceria com Instituto Socioambiental (ISA), realizaram nos dias 4 e 5 de Julho, na Comunidade Indígena Serra do Truaru , oficina sobre Monitoramento de Gestão e Ambiental, das Regiões Murupu e Serra da Lua. (2019)

 

Foto 2: ATAIs recebem treinamento para realizar o estudo caso de mudança climática na T.I Raposa Serra do Sol (2021)