Projeto Bem Viver realiza série de encontros online em parceria com a Universidade Estadual de San Diego

O projeto Bem Viver realizou mais uma edição da “Amazon Speaker Series” em parceria com o Behner Stiefel Center for Brazilian Studies – San Diego State University (SDSU). Os encontros online ocorreram nos dias 5, 11 e 25 de outubro com palestras e debates sobre direitos indígenas, marco temporal e demarcação de territórios no Brasil, além de empreendorismo de base comunitária.

Os encontros foram voltados aos estudantes da SDSU, além de apoiadores do The Stiefel Behner Charitable Fund., do projeto Bem Viver e da Natureza e Cultura Internacional (NCI). A série está disponível no YouTube. Participaram Sônia Guajajara (Apib), Ivo Macuxi (CIR), Ana Paula Souto Maior (advogada indigenista) Andreia Bavaresco (IEB) e Reinaldo Lourival (NCI).

A parceria do projeto Bem Viver com a SDSU faz parte das atividades planejadas para promover o intercâmbio de conhecimentos, com enfoque na valorização da história e cultura dos povos indígenas da Amazônia, e em particular de Roraima. O intercâmbio busca estabelecer relações de troca de conhecimentos com a comunidade acadêmica, inclusive com o programa de estudos dos povos originários da Califórnia.

Segundo Reinaldo Lourival coordenador do Bem Viver pela NCI, “este tipo de colaboração e intercâmbio aproxima os povos e oferece oportunidades de capacitação e troca de saberes”. “No momento atual de ataques aos direitos consagrados na Constituição pelos povos indígenas, a solidariedade e a militância internacional oferecem visibilidade a partir de fontes que lidam com estas pressões no seu dia a dia, como nos casos dos indígenas Ivo Macuxi (CIR) e Sônia Guajajara (APIB)”, disse.

Projeto Bem Viver

Iniciado em 2019, o projeto Bem Viver é voltado para a construção dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA’s) das Terras Indígenas Raposa Serra do Sol e Wai Wai, ambas em Roraima.

O projeto é realizado pelo Conselho Indígena de Roraima, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Natureza e Cultura Internacional (NCI) com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID).

Veja os três encontros da “Amazon Speaker Series” – 2021:

Meeting 1: “Lands, rights in the Brazilian Amazon” com Ana Paula Souto Maior (advogada no gabinete da deputada federal Joênia Wapichana-Rede/RR) e Ivo Macuxi (advogado do Conselho Indígena de Roraima – CIR);

 

Meeting 2: “Indigenous Peoples Day” com Sonia Bone Guajajara (liderança indígena e coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib);

 

Meeting 3: “Community-based Economies” com Andreia Bavaresco (engenheira florestal do Instituto de Educação do Brasil – IEB) e Reinaldo Lourival (coordenador da Natureza e Cultura Internacional – NCI Brazil);