“Estamos Traçando Sonhos.” diz Alcebias Sapará em Encontro estadual de Juventude Indígena

O Núcleo da Juventude indígena do Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou nos dias 03 a 06 de Outubro, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS) encontro Estadual da juventude, com o tema: “Vem Cá Escutar a nossa História”, para discutir atuação na atual conjuntura, demandas regionais e os próximos passos. Alcebias Sapará é coordenador estadual da Juventude Indígena, segundo ele o encontro serve para entender como foram as lutas das lideranças tradicionais, e para unir a juventude indígena.

“ Aos poucos estamos conseguindo juntar a juventude, para enfrentar os desafios, as vezes por medo de preconceitos e racismo, alguns se intimidam, no entanto vamos seguindo e levando o espírito guerreiro de todos, e o encontro de jovens é isso, mostrar a realidade hoje, temos contribuições diretas e indiretas, e alguns jovens assumem cargos, e já são tuxauas, capatazes, e contribuem nas comunidades, e mostram a força da juventude em suas bases, estamos traçando sonhos.” Cita o coordenador da Juventude.

O evento reuniu cerca de 80 participantes, entre lideranças indígenas tradicionais e e contou com a presença da coordenação executiva do CIR, o Coordenador geral Edinho Batista, Vice-coordenador, Enock Taurepang, a Secretaria geral do movimento de mulheres indígenas do CIR, Maria Betânia, e a participação da Deputada Federal Joênia Wapichana, além de Juma Xipaya ativista e liderança indígena do estado Pará.

Os temas tratados durante o encontro foi à depressão e suicídio, alguns jovens deram fortes depoimentos de superação e incentivo. A Psicóloga Indígena do CIR, Iterniza Pereira, do povo Macuxi, foi quem conduziu o diálogo a pedido dos jovens. Empoderamento feminino foi mais um dos temas do encontro, muitas jovens lideranças durante o encontro destacaram a força da mulher no movimento indígena. Raquel Viana, do povo Wapichana, da região Serra da Lua é assessora da Juventude, e conta que o evento é também paras fortalecer as bases das regiões, é para fortalecer lideranças, e a vivência que os mais experientes passam é sempre importante assim como a valorização das conquistas dos mesmos.

 

 

 

 

 

 

 

“Participar esses dias como liderança jovem no encontro foi um grande aprendizado, por que sei que saí de lá fortalecida e com muitas energias positivas, sei que posso confiar nessa juventude que está vindo para somar em suas bases, mas claro, tudo com orientações de suas lideranças.” Cita a Wapichana.

Na ocasião, a juventude também visitou o local do ataque aos ‘Dez irmãos’ intitulado a pelas lideranças tradicionais, após ataques a tiros a área de retomada da T.I Raposa Serra do Sol, no dia 05 de maio de 2008. De acordo com Paulo Ricardo, jovem liderança da região Raposa, diz que a responsabilidade já é da juventude continuar protegendo a mãe terra e que o local não é apenas lembrar o passado.

“A responsabilidade é nossa, pois daqui para frente somos nós que estaremos conduzindo o movimento indígena, somos nós juventude que estaremos lutando pela nossa Mãe Terra. A visita para a juventude não é só conhecer a história, ou relembrar do passado, e manter a memória viva”, disse Paulo ao visitar o local.

Todos no encontro usaram mascara e álcool em gel 70%, além de 100% dos participantes já ter tomado pelo menos a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Ao fim do encontro foram criadas metas a alcançar pela juventude indígena, e argumentaram mais profundamente sobre o apoio as lideranças tradicionais.

(fotos: Caique Souza/ Ascom – CIR)