CIR entrega materiais para fortalecimento do GPVTI na T.I RSS

As lideranças da região Raposa recebem os materiais. Foto: João Mota 

Com objetivo de fortalecer as ações que as comunidades indígenas desenvolvem em Roraima através do Grupo de Proteção e Vigilância Territorial (GPVITI), o Conselho indígena de Roraima (CIR) por meio do seu Departamento Jurídico, realizou nos dias 22 e 23 de setembro, a entrega de materiais de apoio para as coordenações regionais da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Além de duas motocicletas, foram entregues materiais de escritório (02 impressoras, 02 notebooks), material de comunicação (rádio comunicador, 02 máquinas fotográficas e 02 celulares). As entregas foram realizadas aos coordenadores locais de cada região e aos coordenadores do GPVIT pelo coordenador geral do CIR, Edinho Batista, e o assessor jurídico Junior Nicacio.

O coordenador geral do GPVIT, Kleber Alves, disse que os materiais irão fortalecer o monitoramento territorial na TI, que vem sofrendo com o avanço do garimpo ilegal. “O material, principalmente a motocicleta, vai nos ajudar no combate de garimpeiros dentro das regiões, roubo de gado também, e vai auxiliar os coordenadores e tuxauas no monitoramento da TI”, frisou a liderança.

A entrega dos materiais do GPVITI na região Surumú. FOTO: João Mota

Percivanio Souza, coordenador da região Raposa, também agradeceu pelo apoio. “Os equipamentos vão fortalecer nosso trabalho na região, e o GPVITI da região raposa vem a agradecer e dizer que estaremos utilizando tudo que chegou até nós da melhor forma”, disse.

O projeto faz parte das ações do departamento jurídico do CIR, através do programa de Monitoramento e Vigilância Territorial, que tem o objetivo de fortalecer as ações que as próprias comunidades desenvolvem através do GPVITI. A iniciativa tem apoio da Niatero.

Notícias relacionadas:

Comunidades retiram garimpeiros da TI Raposa Serra do Sol
Comunidades indígenas criam grupos de proteção e vigilância para defender seus territórios