Lideranças da região Serras escrevem Caderno das Parteiras

A coordenadora da medicina tradicional Edilasomara Sampaio entregou no dia 26 de outubro, para o coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Enock Taurepang, o caderno das parteiras da região Serras, Terra indígena Raposa Serra do Sol.

O caderno que contém receitas das plantas medicinais é um projeto de longo prazo da região. Unidos, as lideranças, parteiras, benzedores, jovens, Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (AISAN) registraram os ensinamentos dos saberes tradicionais. Em quatro anos, ocorreram oito encontros, sendo dois por ano.

A coordenadora da medicina tradicional, Edilasomara Sampaio entrega do caderno ao coordenador Enock Taurepang.

Segundo Edilasomara, a idéia surgiu através do grande líder Dionito Macuxi, que ainda em vida se preocupava em manter os conhecimentos tradicionais, resgatar o conhecimento milenar e repassar para as futuras gerações os ensinamentos dos antepassados da cultura dos povos indígenas.

“Foi à criação do Dionito, ele pensou em melhorar e resgatar os saberes dos nossos antepassados para poder ensinar aos jovens, porque querendo ou não, temos contato com outra cultura. Esse trabalho foi repassado para o CIR em memória a Dionito”, explicou Edilasomara.

Neste primeiro momento foram impressas cinquenta exemplares. Ainda de acordo com a coordenadora, os cadernos ficarão nos postos de saúde e escolas da região. Porém disse, “se as outras regiões se interessarem, vamos criar outros livros ou faremos copias destes, para fortalecer essa troca de saberes”.

A iniciativa teve apoio do CIR através da secretária geral do movimento de mulheres, CONDISI e dos Missionários da Consolata.