Encontro das Mulheres Indígenas reúne mais de 60 participantes na comunidade Taxi

Entre os dias 23 e 24 de outubro foi realizado o Encontro das Mulheres Indígenas da comunidade Taxi, região Surumú, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O evento reuniu mais de 60 participantes dos povos Macuxi e Wapichana. Durante os dois dias, foram tomadas todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento físico e distribuição de álcool em gel. O objetivo foi fortalecer o movimento das mulheres indígenas da comunidade.

Participaram do evento as lideranças locais, jovens, a Secretária Geral do Movimento das Mulheres Indígenas, Maria Betânia Macuxi e a psicóloga Iterniza Pereira, ambas do Conselho Indígena de Roraima (CIR). A abertura do encontro ocorreu com a tradicional dança do parixara.

Mulheres em diálogo.

Durante os dois dias, as discussões foram em torno de temas como o enfrentamento à violência doméstica, alcoolismo, prevenção de suicídios (setembro amarelo), câncer de mama (outubro rosa), mulheres empoderadas e na política.

Os homens também participaram.

No primeiro dia do encontro, Maria Betânia, argumentou com os participantes sobre bebidas alcoólicas e demais temas. “Assim seguimos levando informações e esclarecimentos para nossas bases pelo bem da organização social. Grata sempre a Deus pela condução na caminhada e as lideranças por sempre nos acolher com carinho e atenção na comunidade”, destacou.

Lideranças atentos no diálogo .

Dando sequência aos assuntos, a psicóloga Iterniza Pereira palestrou sobre suicídio, violência domestica e no decorre dos dois dias, fez atendimento psicológico com as lideranças.  Já no segundo dia da reunião secretária destacou a importância do empoderamento das mulheres e da inserção delas na política.

Psicóloga Iterniza Pereira, em plenária.

Naísa de Souza, coordenadora das mulheres da comunidade, disse que para ela os temas conduzidos foram úteis e proveitosos. “Abordamos esses temas todos os dias, mas esse momento foi para nos fortalecer ainda mais, não só as mulheres, mas os homens e todos da comunidade. Valeu a participação de todos”, disse.

Naísa de Souza, coordenadora das mulheres da comunidade Taxi.

Moradora da comunidade Taxi há vinte anos, Clélia de Oliveira, também disse que ficou satisfeita com o encontro. Ela ressaltou a importância das mulheres entenderem e participarem da política e já pensa na organização de um próximo evento para discutir o tema. “Temos que entender sobre a política partidária, porque faz parte do nosso cotidiano. Daqui em diante vamos dar continuidade aos nossos trabalhos”, explicou.

A juventude também participaram

Visitas aos retiros da comunidade e das mulheres

A Secretária Geral do Movimento das Mulheres Indígenas, Maria Betânia Macuxi, na visita dos retiros.

Na ocasião, com intuito de fortalecer os trabalhos de pecuária e produções agrícolas, a secretária Maria Betânia também visitou os retiros da comunidade e das mulheres. No retiro comunitário São Pedro que é de responsabilidade da juventude, há variedades de produções, conforme explica o coordenador regional Lucas Magalhães.

“Aqui plantamos macaxeira, milho, banana, melancia e entre outros. Temos também o manejo de gado e assim os trabalhos continuam para se potencializar”, explicou.

No retiro Paracau que é coordenada pelas mulheres, foram apresentados os projetos existentes como a de pecuária e avicultura.

Unidos pelo fortalecimento dos povos indígenas