Comunidade Barro e Tamanduá recebem materiais para fortalecer a medicina tradicional

Atendendo as demandas das comunidades das regiões no norte do estado, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) por meio da campanha emergencial, secretária geral do movimento de mulheres, Maria Betânia, entregou no dia 07 de outubro, materiais em apoio à produção da medicina tradicional para as comunidades do Barro, na região Surumú e Tamanduá, região Serras.

De acordo com Betânia, o apoio que o CIR está doando para as regiões, através da campanha emergencial, é para atender as demandas vindas das comunidades. “Os Kits com os materiais é para fortalecer e valorizar cada vez mais a nossa cultura, os nossos valores e a medicina tradicional que é de extrema importância”, finalizou.

secretária geral do movimento de mulheres, Maria Betânia, na entrega dos materiais para as mulheres na comunidade Tamanduá.

A medicina tradicional dos povos indígenas se intensificou e contribuiu no enfrentamento desde inicio da pandemia da Covid-19. A doença que chegou tirando vidas dos povos. Com emergência as comunidades recorreram aos xaropes, pomadas  entre outros. Na comunidade Barro, região Surumú, as mulheres, homens e jovens se uniram para a produção dos remédios.

Pensando no bem de cada um, a técnica de enfermagem, Fátima Costa da Silva da etnia macuxi, disse que irão continuar firmes na fabricação dos medicamentos.

“A gente quer se prevenir e não levar essa doença adiante, por que já levou muito dos nossos parentes. Aqui na minha comunidade Barro, foi muito grave, hoje não queremos mais isso, vamos nos prevenir”, destacou.

Edilasomara Sampaio é Agente Indígena de Saúde (AIS), parteira e coordenadora da medicina tradicional da região Serras. Disse que quando a pandemia da Covid-19 estava chegando ao Brasil, ela e o seu esposo, o líder indígena Dionito Macuxi , que Faleceu no meio da pandemia, realizaram o trabalho de prevenção, nas comunidades levando álcool, xarope e pimenta, todos benzidos pelo pajé. Explicou que a região já trabalha na construção da cozinha da medicina tradicional na comunidade Tamanduá.

“A medicina tradicional é eficaz na nossa comunidade, na nossa família, com esse apoio do CIR, vai nos fortalecer ainda mais. Por isso, vamos dá continuidade nos tratamento dessa pandemia e de outras doenças”.

Esta iniciativa tem apoio do CIR e Rainforest.