Nota de Repúdio contra o ataque e morte de indígena provocado por garimpeiros na TI Yanomami

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização que há mais de 52 anos luta em defesa dos direitos dos povos indígenas de Roraima, vem, diante dos ataques ocorrido no final de semana, na comunidade Uxiú, na região Alto Mucajaí, na TI Yanomami, ocasionando a morte de um indígena agente de saúde (AIS) e deixando outros feridos com arma de fogo, manifestar repúdio a mais esse ataque provocado pelos criminosos que continuam no território indígena.

O CIR pede que o governo federal reforce a presença das forças federais e uma articulação interministerial mais efetiva, entre os Ministérios: Povos Indígenas, Meio Ambiente, Saúde, Justiça e Segurança Pública, Defesa, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), para combater as atividades criminosas que continuam em curso, para prestar assistência à saúde do povo Yanomami. É importante garantir recursos e condições para retirar os invasores, pois há comunidades que continuam sofrendo violências praticadas por garimpeiros.

Da mesma forma a organização pede as autoridades estaduais, especialmente o governo que também tomem medidas para o enfrentamento no combate ao garimpo ilegal, que vem afetando não só o povo Yaomami, mas toda população roraimense.

Não queremos mais notícias de que nossos parentes continuem morrendo dentro de suas casas por criminosos que continuam invadindo a TI. Já passou da hora de agir com mais rigor.

Além das ações executadas e anunciadas pelo governo federal, é necessário a instalação do gabinete de crise em Roraima, aumento do contingente da força nacional, IBAMA, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, além de uma fiscalização rigorosa tanto no espaço aéreo quanto terrestre nas vias que dão acesso à terra indígena Yanomami, por onde os garimpeiros continuam passando livremente.

A organização também se solidariza com o povo Yanomami por mais uma perda de uma liderança e agente indígena de saúde (AIS), e reforça seu compromisso de continuar cobrando o governo federal para garantir a proteção da vida dos nossos parentes e seu território tradicional. 

 

Conselho Indígena de Roraima, Boa Vista, 02 de maio de 2023.