Por meio do Departamento de Gestão Territorial Ambiental e Mudanças Climáticas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2025, o Encontro Integrado de Agente Territorial Ambiental Indígena (ATAI), Brigadistas, Grupo de Proteção e Vigilância Territorial (GPVTI), Operadores de Direito e Comunicadores Indígenas. O evento ocorreu no Centro Regional Lago do Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
A Oficina contou com a presença do Vice tuxaua, Paulo Ricardo e a Tuxaua Geral do Movimento de Mulheres Indígenas, Kelliane wapichana do CIR, coordenadores regionais e representantes dos diversos grupos. Durante a programação, os ATAIs, Brigadistas, GPVITs e Operadores de Direito, apresentaram uma linha do tempo com as suas trajetórias.
O encontro foi estruturado em quatro diálogos temáticos que orientaram as discussões e a formulação de estratégias integradas: Estratégias indígenas para prevenção e combate às queimadas, Estratégias indígenas para o monitoramento ambiental e mudanças climáticas, Estratégias indígenas para o monitoramento territorial, Estratégias indígenas para a implementação do direito.
As propostas debatidas foram organizadas para apresentação conjunta no segundo dia do evento, promovendo integração das atividades entre os diferentes agentes. Já o terceiro dia foi dedicado à construção do plano de trabalho integrado, que orienta as ações conjuntas a partir de 2025 e ao longo de 2026.
A coordenadora do Departamento de Gestão Territorial Ambiental e Mudanças Climáticas Sineia do Vale wapichana, destacou que, desde 2008 e 2009, o CIR tem promovido a formação de agentes ambientais e brigadistas, além de operadores de direito e, mais recentemente, do GPVIT. Segundo ela, o encontro representa um marco inovador para Roraima e para o Brasil, ao reunir e integrar diferentes atores indígenas capacitados para atuar na gestão e monitoramento dos territórios tradicionais.
“Estamos fazendo um trabalho de integração dessas pessoas formadas para atuar nos territórios indígenas de Roraima. O operador de direito, o brigadista, o comunicador e o GPVIT estão unindo forças para fortalecer a gestão territorial e ambiental em nossas terras. Este encontro é um passo importante para consolidar um plano de ação conjunto”, afirmou a coordenadora.
O vice coordenador da região Murupú e Operador de Direito, Alexandro Wapichana, participou dos três dias de oficina e destacou sua expectativa de contribuir para a redução das violências nas terras indígenas.
“Eu espero que a gente consiga amenizar toda forma de violação de direitos, inclusive no âmbito familiar, e que possamos nos capacitar cada vez mais para ajudar ainda mais a nossa comunidade”, afirmou.
O evento contou com o apoio das organizações Nia Tero, Instituto Clima e Sociedade (ICS), AECID Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), CAFOD e Fundo PAWANKA.
O Encontro Integrado reforça o compromisso dos povos indígenas de Roraima com a autonomia na gestão de seus territórios, a proteção ambiental e o enfrentamento as mudanças climáticas.