Na COP 29, em reunião mediada pelo Caucus Indígenas, lideranças discutem estratégias para a COP 30 no Brasil

Fotos: Lohanna Chaves| ASCOM: FUNAI

Como co-presidente do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças do Clima (Caucus Indígena), Sineia do Vale, iniciou os trabalhos para a Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no Brasil no próximo ano (2025), em Belém (PA).

Ontem (18), entre as atividades da COP 29, que ocorre desde o dia 11 em Baku/ Azerbaijão, Sineia participou de uma reunião estratégica com a assessoria do Ministério dos Povos Indígenas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais entidades parceiras, para discutir as ações referentes à COP 30.

Durante a reunião, encaminharam a estruturação da Comissão Internacional para a COP 30. Anunciada pela Ministra Sônia Guajajara durante a COP 28, realizada em Dubai no ano passado, a Comissão Internacional visa articular e fortalecer a participação indígena na COP 30, com ênfase na ampliação do alcance dos povos indígenas aos espaços de decisão das negociações climáticas.

Como co-presidente do Fórum Internacional  Caucus Indígena,  Sineia do Vale, iniciou os trabalhos para a Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Fotos: Lohanna Chaves| Ascom:Funai. 

A comissão tem também o objetivo de coordenar o acolhimento e alinhar as agendas indígenas estratégicas na primeira COP do Clima realizada na Amazônia.

HINDOU Ibrahim, atual presidente do Fórum Permanente etc….e membro da coordenação do Caucus Indígena

O diálogo foi moderado pela atual presidente do Fórum Permanente e membro da coordenação do Caucus Indígena Hindou Ibrahim. Participaram da reunião Francisco Filipo do MPI, a presidente da FUNAI, Joenia Wapichana, e sua equipe, as co-presidentes do Caucus Indígena, Sineia do Vale e Grace Balawag, as assessoras técnicas ligadas ao Caucus Indígena, Patricia Zuppi, Eileen Mairena, Janene Yazzigi e Verônica González González.

Diálogo foi moderado pelo membro da coordenação do Caucus Indígena e atual presidente do Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígena. Fotos: Lohana Chaves|ASCOM: Funai.

Participaram ainda, o assessor jurídico do CIR, Dr. Ivo Aureliano Macuxi, a diretora executiva do Indigenous Peoples Rights International ( IPRI), Joan Carling, Jennifer Tauli Corpuz, coordenadora de políticas globais e incidência da Nia tero, e a jovem Kaianako Kamayurá, que acompanha a delegação do MPI como cursista do Programa Kuntari Katu.

Participaram ainda, o assessor jurídico do CIR, Dr. Ivo Aureliano Macuxi. Foto; Lohanna Chaves | Ascom: Funai

O grupo acordou diretrizes básicas para a elaboração de uma nota conceitual sobre a composição, objetivos e cronograma dessa Comissão Internacional. Oficialmente, o cronograma será lançado ao final da COP 29 com o anúncio formal da presidência do Brasil para a COP 30, seguindo os protocolos da Convenção – Quadro da Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).

A  nova co-presidente pela região da América Latina e Caribe, Sineia do Vale,  coordenadora do Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e de Mudanças Climáticas (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), é também coordenadora do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas( CIMC), bem como representante do movimento indígena da Amazônia na vice-coordenação do Comitê Regional de parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Força Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF-TF).

No último dia 14, durante visita ao Caucus Indígena, Sineia recebeu a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, momento em que também discutiram as estratégias para a COP 30.

Informações: Patrícia Zuppi