Sineia do Vale segue em Baku, conduzindo as atividades e a agenda presencial da co-presidência do Caucus Indígena até o final da COP29

Foto Pepyaka Krikati/Coiab

Sineia do Vale, do povo wapichana, Coordenadora do Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e Mudanças Climáticas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), assumiu no dia 9 de novembro de 2024, na cidade de Baku, em Azerbaijão, a copresidência do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças do Clima (IIPFCC), como representante da América Latina e Caribe.

Também conhecido como Caucus Indígena, trata-se da Grande Assembleia Indígena Internacional que se dedica ao tema de mudanças climáticas, e se organiza como o Grupo Constituído de Povos Indígenas do Mundo na Convenção do Clima da ONU (UNFCCC).

Sineia do Vale, do povo Wapichana, Coordenadora do Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e Mudanças Climáticas do CIR, assumiu no dia 09 de novembro de 2024. Foto: Patrícia Zuppi

Enquanto especialista indígena no tema, a gestora ambiental que representa a sua organização de base, o CIR, e o movimento indígena da Amazônia via Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), foi também reconduzida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), à Coordenação Nacional do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC).

Além de décadas de experiência de trabalho no chão dos territórios, junto às comunidades indígenas, Sineia está concluindo o Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais no MESPT/Universidade de Brasília.

Durante a primeira semana da Conferência das Partes, a COP29 do Clima, realizada no Azerbaijão, Sineia presidiu as reuniões diárias do Caucus Indígena, junto com a outra copresidente da região onde está ocorrendo a COP, a russa Daria Egereva.

Iniciando seu novo mandato, Sineia participou da Cerimônia de Abertura do Pavilhão Indígena, no dia 11 de novembro, e recebeu nas Reuniões do Caucus Indígena a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, e a Presidente da FUNAI, Joenia Wapichana. No encontro com Joenia, passado e futuro se fundiram, celebrando o pioneirismo do CIR na pauta climática.

Sineia seguirá em Baku conduzindo as atividades e a agenda presencial da copresidência do Caucus Indígena até o final da COP29, Foto; Patrícia Zuppi. 

Sineia assume a copresidência do Caucus no momento, e por ocasião, dos preparativos para a realização da COP 30 no Brasil, a primeira Conferência Climática realizada na Amazônia. Joenia, agora à frente da FUNAI, copresidiu a anos atrás este mesmo Fórum, quando era coordenadora do Departamento Jurídico do CIR.

Sineia seguirá em Baku conduzindo as atividades e a agenda presencial da copresidência do Caucus Indígena até o final da COP29, no 22 de novembro, acompanhada pelo advogado do setor Jurídico do CIR, Dr. Ivo Aureliano Macuxi, e da assessora técnica internacional para seu mandato, Patricia Zuppi.