Entre os dias 4 a 8 de Novembro, jovens lideranças indígenas de Roraima participaram de uma incidência política que aconteceu em Brasília, denominada Ajuri da juventude indígena pela Amazônia, uma atividade realizada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazonia Brasileira (COIAB). Reuniu cerca de 30 jovens dos Estados que compõem a base da COIAB.
Raquel Wapichana, coordenadora do Departamento da Juventude do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Odoriton 𝖬𝖺𝖼𝗎𝗑𝗂, coordenador regional da juventude da região Serras, Wey Taurepang, liderança jovem da região Amajari, Adrisnel Macuxi e Adriana Macuxi, do Núcleo da Juventude da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APTISM).
Jovens lideranças indígenas de Roraima participaram de uma incidência política que aconteceu em Brasília. Fotos: ASCOM COIAB, Wey Tenente e Puré Juma.
O Ajuri teve como objetivo, dialogar com os participantes sobre a importância da atuação da juventude nos espaços de construção de políticas públicas e luta pelos direitos do movimento indígena, iniciar um mapeamento, diagnosticar os departamentos e coletivo de Jovens na rede COIAB, além de estruturar propostas de incidência e intercâmbios para 2025-2026.
Durante os dias de atividades, os jovens fizeram levantamentos de informações de atividades da juventude que ocorrem nos estados que compõem a Amazônia brasileira. Fizeram incidências e articulações políticas na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Embaixada do Reino Unido e ONU, onde levaram demandas da juventude a nível Amazônico, nacional e internacional, visando o fortalecimento estratégicos de luta do movimento da juventude indígena. Tiveram diálogos com acadêmicos indígenas da Universidade de Brasília (UNB), parceiros como Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e representantes da juventude indígena do Brasil que estão em espaços nacionais e internacionais.
Durante os dias de atividades, os jovens fizeram levantamentos de informações de atividades da juventude que ocorrem nos estados que compõem a Amazônia brasileira. Fotos: ASCOM COIAB, Wey Tenente e Puré Juma
Lideranças Jovens do CIR, por meio do departamento da Juventude apresentaram as atividades que são realizadas pelo departamento e as atividades que são realizadas pelas regionais de juventude.
“Foi um momento de fortalecimento para nós e para outras lideranças que estavam nessa incidência, a gente retorna com o sentimento de dever cumprido e na certeza de que despertamos algo inspirador e principalmente despertamos sonhos coletivos. Que possamos continuar despertando sonhos e contribuindo para o fortalecimento da nossa juventude indígena da Amazônia Brasileira. Cada estado compartilhou suas experiências e isso nos torna fortes e conhecedores da realidade de nossos irmãos de luta que fazem parte dessa caminhada”, destacou Raquel Wapichana, coordenadora do departamento da juventude CIR.