Representantes das organizações indígenas dos nove estados da Amazonia Brasileira reunidos para debater a reformulação do estatuto e planejar ações futuras

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, território sagrado e símbolo de luta e resistência dos povos indígenas de Roraima, recebe a IV Assembleia Extraordinária e a XIV Assembleia Extraordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). A abertura do evento foi marcada pela tradicional recepção com cantos, danças e defumação, conduzidos pela Pajé Mariana, do povo Macuxi.

A entrega do feixe de vara, símbolo de união e resistência dos povos indígenas, feita pela Tuxaua Geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima, Kelliane Wapichana, ao coordenador geral da COIAB, Toya Manchineri, marcou o início do evento.

A entrega do feixe de vara, símbolo de união e resistência dos povos indígenas, feita pela Tuxaua Geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima, Kelliane Wapichana.Foto: Helena Leocádio. ASCOM/CIR

Enock Taurepang, Vice-Tuxaua Geral do Conselho indígena de Roraima (CIR), ressaltou que o momento é de fortalecimento de todas as organizações. Vivemos tempo de ataques ao movimento indígena do Brasil, a Amazônia se reafirma, se fortalecer como um feixe de vara, e cada um de nós iniciamos hoje o espírito de luta, de bravura. Que a gente saia daqui mais fortalecidos e mais comprometidos com nossas comunidades, que possamos tomar as melhores decisões aqui“, concluiu Taurepang.

Enock Taurepang, Vice-Tuxaua Geral do Conselho indígena de Roraima, ressaltou que o momento é de fortalecimento de todas as organizações. Foto: Helena Leocádio. ASCOM/CIR

Além disso, homenagens foram prestadas a figuras importantes da luta indígena, como Tuíre Kayapó, uma mulher guerreira reconhecida pela bravura na defesa dos direitos de seu povo. Cris Baré, advogada indígena, que esteve à frente da coordenação da assessoria jurídica da COIAB e defendeu incansavelmente os direitos e os povos indígenas.

Neste primeiro momento, os participantes debatem a reformulação do estatuto da COIAB, passo importante para fortalecer a organização e suas ações nas bases. Lideranças indígenas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, estão presentes no território histórico, que foi oficialmente demarcado em 2005 após anos de luta.

A presença dos estados marca o fortalecimento do território, principalmente pelo momento em que os direitos indígenas estão ameaçados pela lei 14.701/205, e pelo pedido de reversão da T.I Raposa Serra do Sol. O evento que inciou nesta terça-feira, 27 de agosto, e segue até quinta-feira 29 de agosto.