Pela primeira vez, mulheres indígenas de Roraima recebem formação de eletricista

Em busca de novos conhecimentos e aprendizados, mais de 15 mulheres indígenas de várias regiões de Roraima, iniciaram hoje(18), o Curso de Eletricista Residencial e Predial, em Boa Vista. A atividade é uma parceria do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Instituto Socioambiental (ISA) e o Centro Tecnológico Solares. O Curso busca capacitar e empoderar mulheres indígenas na área de eletricidade. Durante um mês, as mulheres terão aulas práticas com o professor técnico, Paulo Soares, e depois continuarão a prática nas comunidades indígenas.

Curso busca capacitar e empoderar mulheres indígenas na área de eletricidade. Fotos: Mayra Wapichana. 

Na primeira aula, as participantes contaram com a presença da tuxaua geral do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Kelliane Wapichana, motivando a participação das mulheres e destacando a importância da formação. “ Espero que vocês aproveitem, não desistam. É muito importante essa formação, pois é a primeira vez que está acontecendo esse curso, especificamente, para mulheres indígenas. Que vocês possam suprir e tirar todo o conhecimento e levar ao território”, motivou a Tuxaua.

Na primeira aula, as participantes contaram com a presença da tuxaua geral do Movimento de Mulheres Indígenas do CIR, Kelliane Wapichana. Fotos; Mayra Wapichana. 

Além de capacitar, o curso também tem como objetivo ser uma alternativa de geração de renda para as mulheres nas comunidades, segundo o Ciro Campos, Analista Socioambiental do ISA. “O curso também tem como objetivo ser uma alternativa de geração de renda para essas mulheres nas suas comunidades indígenas, além de contribuir com as empresas de energia que estão fazendo serviços no interior que entendem que é melhor contratar pessoas da comunidade do que trazer pessoas de fora e isso reduz o custo”, informou Ciro, avaliando que é uma forma positiva para as comunidades, mulheres envolvidas, empresas e o desenvolvimento do Estado que passa a ter pessoas qualificadas nos lugares mais distantes da Capital.

 

Participam do curso, mulheres das regiões Amajari, Surumu, Murupu, Tabaio, Baixo Cotingo, Serra da Lua, Alto Cauamé, Serras e Raposa. Iniciado hoje, o curso ssegue até o dia 18 de agosto. Centro Tecnológico Solares – empresa oferece cursos profissionalizantes de eletricista residencial e predial, construção de redes, comandos elétricos solar, além de ser uma empresa pioneira no ramo de energia solar.