PP do Centro Indígena de Formação é protocolado no Conselho Estadual de Educação (CEE) para recredenciamento e renovação

O histórico Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), deu mais um passo importante na consolidação do recredenciamento e renovação do seu Projeto Político (PP), depois de anos em processo coletivo de construção.

Em um ato histórico, nesta quarta-feira (10), estudantes, professores, lideranças e a coordenação Executiva do Conselho Indígena de Roraima (CIR), participaram do ato simbólico de protocolo do documento, solicitando o recredenciamento e renovação do PP ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

A entrega foi acompanhada por estudantes do CIFCRR, a Tuxaua Geral do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Kelliane Wapichana, o coordenador técnico do Centro, Davison Buckley, o coordenador regional do Baixo Cotingo, Frankmar Ribeiro, além do Prof. Doutor Geisel Bento Julião, membro conselheiro do CEE , e o assessor Jurídico do CIR, Ivo Makuxi. .

Um ato histórico, nesta quarta-feira (10), estudantes, professores, lideranças e a coordenação Executiva do Conselho Indígena de Roraima. Fotos: Mayra Wpichana.

O Tuxaua de turma, Andreley Pereira André, 19 anos, do povo Macuxi, da comunidade indígena Maturuca, da região Serras, disse com emoção e gratidão, que é um marco histórico. “ Enquanto estudante, isso é um marco histórico. Em parceria com a nossa organização conseguimos encaminhar o nosso PP da escola para o recredenciamento. Esse material mostra o nosso trabalho, depois de muitos anos, conseguimos. Isso é gratificante para nós”, declarou.

Uma das lideranças indígenas da Raposa Serra do Sol, membro do Conselho Diretivo do Centro, o coordenador regional do Baixo Cotingo, Frankmar Ribeiro, também reforçou que foi mais um avanço e reconheceu a luta das lideranças nesse processo. “Agora é mais um avanço para o fortalecimento do nosso Centro na Raposa Serra do Sol. Esse é um reconhecimento das nossas lideranças que também lutaram pelo recredenciamento”, reconheceu.

Depois desse passo, o documento passará por avaliação e aprovação do Conselho Estadual de Educação. Fotos: Mayra Wapichana. 

No atual contexto de retomada do processo de construção do Projeto e de toda a caminhada junto às instituições de educação e as comunidades indígenas, reforçando a importância do recredenciamento, principalmente, a fortalecimento e o funcionamento do Centro enquanto uma escola específica e diferenciada, a Tuxaua Geral do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Kelliane Wapichana, congratulou o momento.

“ Hoje estamos aqui protocolando o tão sonhado recredenciamento de uma escola que de fato prepara lideranças. Ao longo dos anos passaram-se muitos alunos e que almejam e precisam da certificação. Estamos aqui para o recredenciamento de muitas histórias e conquistas”, congratulou.

Depois desse passo, o documento passará por avaliação e aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE). O prazo estimado é de 45 dias, até a publicação no Diário Oficial do Estado(DOE).