Os Agentes Territoriais e Ambientais Indígenas (ATAIs), da região Murupú, receberam bicicletas e capas de chuvas. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (19), pelo Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), com apoio dos parceiros Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Nia Tero.
Os equipamentos serão usados pelos agentes na atuação in loco em atividades, como a construção do plano de enfrentamento às mudanças climáticas da região Murupú, conforme explicou Fatima André, assessora ambiental do departamento. “Esse material vai auxiliar nos trabalhos tanto na locomoção e proteção da chuva já que estamos no inverno em Roraima”, informou André.
Agentes Territoriais e Ambientais Indígenas (ATAIs), da região Murupú, receberam bicicletas e capas de chuvas. Fotos: Hanenias Wapichana/Rede Wakywaa.
A região Murupu, é uma das regiões bastante afetada pelas mudanças climáticas passando por fortes secas e poucas chuvas, além disso, as terras indígenas como Serra da Moça e Truarú da Cabeceira são demarcadas em ilhas e estão rodeadas com plantação de monocultura, o que para o engenheiro agrônomo Giofam Erasmo, colabora para a situação se agravar.
Eles tem essa dificuldade com as mudanças climáticas, a seca e a chuva já não estão como antigamente como eles conheciam, mas, também a parte da monocultura vêm atingindo negativamente as terras indígenas da região, e os trabalhos como coleta de dados, feitos elos ATAIS que vivenciam isso na base, vai subsidiar o CIR junto com o DGTA a adotar medidas de mitigação das mudanças climáticas nessa região, ressaltou Erasmo.
Foram entregues para cinco ATAIs das comunidades Serra do Truaru, Morcego, Serra da Moça, Anzol e Truaru da Cabeceira, que passaram por capacitação no mês de abril para desenvolver o quarto Plano de Enfretamento as mudanças climáticas na região Murupú.