CIR recebe carta das lideranças Yanomami da região Palimiú destinada ao presidente Lula, Funai, MPI e demais autoridades

O Conselho Indígena de Roraima( CIR) recebeu nesta terça-feira(19), carta da Assembleia Regional das Lideranças Yanomami da região Palimiú, além do documento com denúncias, destinados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e demais autoridades públicas.

Conforme a solicitação das lideranças, o departamento Jurídico do CIR encaminhou aos órgãos públicos, como o Ministério da Justiça, Cidadania e Segurança Pública (MJCSP), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e outros ministérios.

No documento, as lideranças de Palimiú solicitam em caráter de urgência,  base mais estruturada  para evitar a entrada de garimpeiros, reforço na segurança com mais contingente de agentes da Policia Federal(PF), Ibama, Funai, e da  Marinha para patrulhar o rio com a finalidade de coibir e expulsar garimpeiros.

Pedem também a presença das autoridades como ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, presidenta da Funai, Joenia Wapichana e até do presidente do Brasil.

Povo Yanomami reunidos drante assembleia    Fotos: Ascom/CIR

No relato feito pelo líder Pedrinho Yanomami, contou que o garimpo não acabou e que seu povo está sofrendo. Ele pediu ajuda do CIR.

“Até hoje o garimpo não acabou, estamos pedindo ajuda, vocês são guerreiros lutem por nós, os orgãos não estão conseguindo nos ajudar, vocês tem que trabalhar junto para limpar nossa terra”, pediu a liderança.

Palimiú, foi alvo de ataque por parte de garimpeiros ilegais em 2021, no vídeo compartilhado nas redes sociais, foi possível vê o desespero de mulheres, crianças em meio ao conflito armado.

Na carta final da assembleia escrita a mão, assinada pelas lideranças das regiões, Kokeroma, Halikatou, Badu e Palimiú, estão os principais pedidos do povo Yanomami que vivem em constante ameaças dentro do próprio território.

 

carta ASSEMBLEIA PALIMIU

Ofício 179.2023-CIR_denúncias Palimiú TIY