Exposição dos trabalhos produzidos pelos comunicadores indígenas, marca 19° Encontro da Rede Wakywai

“Fortalecendo Nosso Instrumento de Luta e Resistência”, foi o tema do 19.º Encontro dos Comunicadores da Rede Wakywai, com apoio Ford Foundation. E ocorreu nos dias16 e 17 de agosto, no Espaço Paricá, em Boa Vista. Foram dois dias de trocas de conhecimentos, comunicadores e comunicadoras, juntos relembraram como iniciou a rede Wakywai, relatando as experiências e os desafios durante esse período.

Jacir Filho, do povo macuxi, é comunicador da Região Serras, Terra indígena Raposa Serra do Sol. Ele é um dos primeiros comunicadores Wakywai, participou das formações, e aprendeu a manusear as ferramentas tecnológicas a favor do seu povo. “A rede de comunicadores é importante, porque sabemos das informações que acontecem nas regiões e nas nossas comunidades, como estamos vivendo, se tem destruição ou invasão ao território, os projetos que são desenvolvidos”, lembrou Jacir.

Os comunicadores indígenas levam informação das comunidades para o mundo, por meio da produção de audiovisual, cards, podcast e fotografias, e levam para as bases informações sobre o que acontece em outros lugares.

Comunicadores das Regiões: Tabaio, Alto Cauamé e Serras realizando a apresentação de suas atividades locais

Sheila Matos, da região Murupú, por meio da rede social Facebook da sua região, mostra as atividades que ocorrem na comunidade Serra da Moça, local onde mora. Para ela, vê na exposição os trabalhos de todos os comunicadores é uma vitória, saber que mesmo com tão pouco, as produções feitas foram de excelência. “Hoje nós estamos conseguindo realizar a primeira exposição da nossa rede, e é um orgulho para mim. Quero dizer para todos, nós conseguimos, não podemos desistir, porque estamos só no início de uma grande caminhada”, afirmou Sheila do povo Wapichana.

No último dia de encontro, foi promovida a exposição Wakywai, com varal fotográfico, podcast, cards, audiovisual, trabalhos produzidos nas comunidades e regiões. O audiovisual trouxe situações vivenciadas nas comunidades durante a pandemia da covid-19, como a questão de higiene dos locais, os podcasts com tradução para língua materna, abordaram os cuidados com a covid-19. O evento contou ainda com a participação da Resistir Produções, produtora de comunicação popular nortista que vem acompanhando o movimento indígena de Roraima e o Levante Indígena, importante canal de comunicação e conteúdo de mídias sociais sobre os povos originários do Brasil. Ambos contaram um pouco de suas experiências dentro da comunicação no estado.

Amostras de videos e exposição fotografica dos Comunicadores

Nas fotografias, registros de momentos importantes dos povos indígenas, como a assembleia de 50 anos do Conselho Indígena de Roraima (Cir), manifestação contra o marco temporal, assembleias regionais e o dia a dia nas comunidades.  

O 19° Encontro dos Comunicadores indígenas da Rede Wakywai, foi promovido pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR). O departamento é responsável pela formação dos jovens comunicadores. Márcia Fernandes wapixana, coordenadora do departamento, disse que o encontro foi uma estratégia para fortalecer a rede Wakywai.

“Estiveram reunidos trinta comunicadores, todos apresentaram suas produções, resultados que fortaleceram aos que fazem parte da rede Wakywai, e assim seguimos fortes para os próximos desafios”, disse a coordenadora. 

Coordenador do CIR Edinho Batista, setor de comunicação, Kelliane Wapichana, Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas 

 A consultora em comunicação, Mayra wapichana, juntamente com o departamento de comunicação, montaram um planejamento para segundo semestre de 2023. O encontro também serviu para alinhar as pautas nas áreas do território, sustentabilidade, cultural, entre outros.

Edinho Batista, coordenador geral do CIR, esteve presente no encontro e parabenizou os comunicadores. Disse que além de importantes comunicadores, os Wakywai são lideranças que devem estar se reinventando sempre para levar informações de suas bases. “É importante estarem atualizados dos processos a cada dia, para poder dominar e não ser dominado pelas ferramentas tecnológicas que estão avançadas”, ressaltou o coordenador.

O encerramento do encontro contou com a participação de convidados, e teve música regional com a banda Kruviana e uma degustação da tradicional damurida.

Rede Wakywai

A Rede Wakywai – na língua Wapichana significa “nossa notícia”, surgiu a partir da realização do Seminário Estadual de Comunicadores Indígenas de Roraima, realizado em janeiro de 2020, com o tema “Escrevendo as nossas próprias histórias”.

Apresentação da Banda Cruviana, participação da Resistir Produções e Levante Indígena (ao fundo)

 

Foto de Finalização do 19.º Encontro