Departamento Ambiental e Territorial do CIR participa de reunião preparatória da COP 28, em Dubai

A coordenadora do departamento de Gestão Ambiental e Territorial (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima, Sineia Bezerra do Vale, participou no final de semana, 27 e 28, em São Paulo, da reunião preparatória da Conferência do Clima (COP 28). Esse ano, a COP 28 será realizada no período de 30 de novembro a 12 de dezembro, nos Emirados Árabes (Dubai).

Na reunião, com a presença de outras organizações indígenas da Amazônia, houve nivelamento das informações para a incidência dos povos indígenas na interseção da COP 28, que será realizada em Bonn, na Alemanha, no período de 5 a15 de junho. Nesse encontro serão apresentados e discutidos as perdas e danos causados pelas mudanças climáticas.

Conforme Sineia, outro tema que será levado a Bonn, é o retrocesso das demarcações das terras indígenas no Brasil, como ocorre com a aprovação da Urgência do Projeto Lei n°490, que prega o Marco Temporal e transfere a demarcação de terras indígenas do Executivo para o Congresso Nacional.

 

“A gente está indo pra essa agenda na Alemanha, com a plataforma dos povos indígenas e comunidades locais, essa plataforma é oficial para discussão dos povos indígenas, também recebemos direcionamentos e contribuições de outros países sobre o tema povos indígenas e seus direitos”.

Na reunião em São Paulo, Sineia, participou da mesa ” A retomada da PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas) e do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas”. Diante da conjuntura política de retomada da agenda ambiental, a reunião foi um momento importante, de fortalecimento e de trocas de experiências.

A 28° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), vai discutir medidas importantes para proteção do meio ambiente, como por exemplo, soluções para amenizar o aquecimento global.