Invasores retiram placa do marco de delimitação da T.I Wai-Wai

O Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVTI) da terra indígena Wai-Wai, em uma ação realizada no último dia 12, identificou mais uma invasão no território. Desta vez, constataram a retirada do marco de delimitação da terra indígena Wai Wai, conforme denunciado pelas lideranças indígenas ao Conselho Indígena de Roraima (CIR). Ainda de acordo com as lideranças um outro marco foi encontrado a cerca de 50 metros de onde a placa que delimita a T.I foi retirada, este não pertence a região e a suspeita é que seja do invasor.

Além disso, também apontaram haver locais com desmatamento nas proximidades da área. É urgente a ação de fiscalização e proteção do território Wai Wai, para evitar uma invasão descontrolada e impactos irreversíveis às comunidades indígenas.

As lideranças solicitam da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e outros órgãos, uma nova placa para o marco de delimitação. A denúncia já está sendo encaminhada aos demais órgãos públicos federais, como Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal.

Local do Marco onde a placa quuye delimita a T.I foi retirado/ area desmatada

 

Nos últimos meses, o território do povo Wai Wai vem sofrendo com uma intensa invasão de grileiros e garimpeiros. Nas ações do GPVTI já foram destruídos acampamentos, áreas de pouso e locais com “identificação de propriedade” dos invasores, como já é prática na Terra Indígena Yanomami.

A TI Wai- Wai foi demarcada e homologada em 2003, com uma área territorial de mais de 406 mil hectares e abrangendo os municípios de Caroebe, Caracaraí e São João da Baliza no sul do Estado.

 

Marco com Placa de possível invasor

 

 

Lideranças reafirmam sua Territorialidade

 

Fonte: Rede de Comunicadores Indígenas Wakywai/ Wai wai