Lideranças indígenas entregam documento do ATL/RR 2023 ao MPF e demais órgãos públicos locais

No penúltimo dia da 4ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), realizado em Boa Vista, desde o dia 24, uma comitiva de lideranças protocolou nesta sexta-feira (28) documentos com demandas do ATL/RR 2023 em instituições públicas locais. Esse ano, a maior mobilização indígena do Brasil, teve como tema ” O futuro indígena é hoje- sem demarcação não há democracia”.

O movimento seguiu em marcha com a presença de aproximadamente mil indígenas de vários povos e regiões do estado de Roraima, que estiveram ao longo da semana no centro de Boa Vista.

Foram na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR) e no Ministério Público Federal (MPF).

O procurador Allysson Marugal foi ao encontro do movimento receber o documento. “O documento que vocês trouxeram será analisado com cuidado, e na medida possível vamos tentar atender todas as demandas. As conquistas nem sempre são rápidas, as vezes demoram, mas com persistências as lutas chegam e acontece e é uma vitória dos povos indígenas que o ministério público tem o prazer de assistir e também participar”, enfatizou o procurador.

Logo no início da programação, o movimento recebeu na tenda da Resistência, a coordenadora regional indígena da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai/RR), Marizete de Souza, o coordenador do Dsei-Leste/RR, Zelandes Patamona, a representante do Departamento de Educação Indígena, Lacemir Macuxi e a chefe da Divisão de Educação Indígena, Maria Deolícia Monteiro.

Os gestores públicos indígenas reafirmaram compromisso e atuação coletiva com o movimento indígena de Roraima.

A programação do ATL-RR, encerra neste sábado, 29, com a recepção da delegação de lideranças que participaram da mobilização em Brasília.