19 de abril – Dia dos Povos indígenas

Já foi o tempo em que este dia era chamado de ” Dia do Índio”, uma expressão preconceituosa e estereotipada. E hoje, podemos afirmar Dia dos Povos Indígenas.

Avançamos nessa nomenclatura graças à nossa primeira deputada federal indígena do Brasil, Joenia Wapichana, autora da Lei 5.466/19, aprovado no Congresso Nacional.

Neste dia, destacamos o crescimento populacional indígena no país, conforme o dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), somos mais de 1 milhão de indígenas no Brasil. Um país com 305 povos e 274 línguas indígenas. Com toda tentativa de negação e até extermínio, mas continuamos existindo e resistindo.

O Abril Indígena é um mês para reforçar as nossas lutas do dia a dia. Teremos semana que vem, 24 a 29 de abril, em Boa Vista, o Acampamento Terra Livre ( ATL), que trás como tema ” O futuro indígena é hoje- sem demarcação não há democracia”. De fato não há democracia, se não houver respeito aos povos originários dos Brasil.

Com a conquista de espaço nas instâncias do Estado Brasileiro, também podemos celebrar, mas seguimos vigilantes, na luta e resistência, por um país sem violência contra os povos em seus territórios, pela demarcação das terras indígenas e pelo respeito à diversidade cultural indígena desse país.

O futuro indígena é hoje – sem demarcação não há democracia!