CIR participa de painel sobre soberania alimentar e sustentabilidade amazônica no evento da Glocal em Roraima

Com o histórico de ações sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e meio ambiente, e uma larga experiência nos diálogos globais, a gestora ambiental e coordenadora do Departamento Ambiental e Territorial do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sineia Bezerra do Vale, participa nesta terça-feira, 11, do painel “Soberania Alimentar e sustentabilidade Amazônia”, promovido pela Glocal Experience Presentes também representando o CIR estiveram, a Secretaria de Movimento de Mulheres Indígenas, Keliane Wapichana e a coordenadora da Juventude Indígena, Raquel Viana. E contou ainda com a participação de Dario Kopenawa, liderança do Povo Yanomami.

O evento, realizado no Sesc Boa Vista, seguirá até às 17h30

Com a presença de 30 líderes locais, o evento busca gerar diagnósticos e ações, para uma construção de passos que efetivem os 17 Objetivos de Desenvolvidos Sustentáveis (ODS). Entre os líderes, o líder Davi Kopenawa também participa do evento.

Durante o painel, Sineia destacou:

“Precisamos de políticas públicas que possam impulsionar o trabalho que o CIR faz. Quando temos os planos, PGTAs, já feitos pelas comunidades indígenas, isso nos mostra como trabalhar com a sustentabilidade, geração de renda e a preservação das sementes tradicionais. Nossas plantações não possuem agrotóxicos. Mas são Afetadas pelo uso principalmente em áreas próximas às comunidades, principalmente áreas com soja que fazem este uso”.

Sineia também citou as participações do Conselho Indígena de Roraima nas COPs, Cúpula do Clima, também mencionou a construção e fomentação das brigadas indígenas e o banco de sementes tradicionais.

Após o painel, Sineia participará da “Oficina de Diálogos e Soluções para Roraima”, onde poderá contribuir com os grupos temáticos.

 Sobre a Glocal:

A GLOCAL nasce visando ser um laboratório de inovação social para reimaginar e reintegrar territórios rumo a 2030. O primeiro capítulo dessa história começou em junho de 2022, no Rio de Janeiro, palco de alguns dos maiores encontros sobre a temática (Eco 92 e Rio+20). No evento de 9 dias, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, tivemos a presença de 38 mil pessoas, 250 horas de conteúdo de palestrantes nacionais e internacionais, oficinas, workshops, shows e diversas manifestações artísticas. Além da presença nos principais veículos de comunicação com ampla cobertura da mídia.

Em 2023, além do Rio de Janeiro, a GLOCAL vai ampliar seu alcance desembarcando em um dos maiores símbolos mundiais da pauta socioambiental: a Amazônia.

     
jumping castle