Coordenação executiva do Conselho Indígena de Roraima (CIR), participa de evento dos 40 anos da Embaixada Real da Noruega no Brasil

Nesta quarta-feira (22), Enock Taurepang, Vice coordenador do CIR e a Liderança Maria Betânia Macuxi, estiveram no evento que celebra os 40 anos de parceria do Programa Norueguês de Apoio aos Povos Indígenas da Embaixada Real da Noruega (ERN), além da recepção do Ministro Norueguês para o Clima e Meio Ambiente, Sr. Espen Bath Eide. A Ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara também esteve presente, assim como lideranças e organizações indígenas de todo Brasil.

Com o CIR e Embaixada Real da Noruega atua nas linhas de apoio as mulheres indígenas, via incentivo e valorização da medicina tradicional, reuniões, assembleias, equipamentos aos centros regionais indígenas e aos grupos de segurança, no caso, Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVTI).

De acordo com Betânia, a presença e fala do Ministro reforçaram a missão dos povos indígenas do Brasil e parceiros na preservação do meio ambiente.

“Foi um momento de grande importância com a presença de vários parceiros e lideranças de outros estados. Nesse período de 40 anos no Brasil, e junto a nossa organização, são vinte anos de apoio. O que reforça e fortalece as bases, principalmente a formação humana. Não só para nossa organização, mas principalmente as bases. Dias melhores virão, com toda certeza os povos indígenas estão aí mostrando sua capacidade, e o que realmente almejam. Sempre pensando no bem viver do nosso povo. Os parceiros com certeza contribuem e estão ao nosso lado”. Frisou Maria.

Enock Taurepang, já atuou como coordenador Geral do CIR, e hoje é vice coordenador executivo. Acompanhou de perto a evolução da organização junto aos colaboradores. Realizou levantamentos dentro das comunidades, ouvindo as orientações sobre como e onde o apoio poderia estar sendo empregado. Após o evento disse:

“O Conselho Indígena de Roraima e as suas 263 comunidades indígenas se sentiram alegres com esse convite e parceria. E somos gratos pelo apoio da Embaixada em tempos turbulentos, que foi fundamental para que pudéssemos continuar dando suporte as nossas comunidades e desenvolvendo as nossas atividades dentro dos territórios indígenas. A gente espera que esse trabalho em conjunto continue se fortalecendo, estamos ansiosos para que algum dia o representante da Noruega visite nossa organização, ou quem sabe até um de nossos centros, que ficam dentro de terras indígenas. Agradeço ao Kristian Bengtson, oficial de Programa dos Povos Indígenas, e a Luciano Padrão, Assessor externo do Programa Norueguês de Apoio aos Povos Indígenas, que realiza esse diálogo entre o CIR e a embaixada. Nos sentimos felizes em fazer parte desses 40 anos de atuação dentro do Brasil, em especial em Roraima.”